Blog

Qual a diferença entre piso modular indoor e outdoor?


Quadras e outros espaços esportivos, como ginásios, precisam ter um piso que contribua positivamente com as atividades físicas e com as necessidades dos atletas, garantindo segurança e conforto. O piso modular se apresenta como a melhor opção, trazendo vantagens que nenhum outro revestimento é capaz de proporcionar. 

Mas esse piso pode ser indoor ou outdoor, você sabe a diferença? A escolha vai depender se o local será um ambiente aberto ou fechado. 

O piso modular vai estar em um ginásio coberto ou em uma quadra ao ar livre? Dependendo da sua resposta, o revestimento deve ter determinadas características, para que esteja adaptado às necessidades do ambiente.

Para te ajudar a entender, a Altipisos preparou esse artigo explicando a diferença entre esses dois modelos. Confira!

Piso modular indoor 

Como o nome já indica, o piso indoor é perfeito para áreas internas, ou seja, as quadras cobertas. Este piso é diferente do que há no mercado, pois trata-se de um piso antiderrapante, amortece a queda e é super fácil de limpar.  Por estar em um local fechado, somente a limpeza diária com um pano úmido é suficiente. 

Outra especificidade desse modelo é a presença de uma camada de manta PEBDa, que vai logo abaixo do piso modular. Essa camada é o que permite que haja mais atenuação do impacto do atleta, ela seria a segunda base para o piso, sendo a primeira a base de concreto do chão.

Piso modular outdoor 

Esse modelo é  ideal para quadras externas, como as que vemos em praças e condomínios. Diferentemente dos pisos indoor, ele não é liso, apresentando diversos buraquinhos no qual escoa a água. Essas “aberturas” não prejudicam o seu funcionamento, apenas evitam aquelas poças de água que atrapalham o uso da quadra.

Outra diferença em relação ao revestimento indoor, é que não necessita da camada de borracha de 2mm entre o piso e a base de concreto, ele vai direto sobre a base de concreto.

A principal vantagem do piso outdoor é ser permeável, o que permite, por exemplo, que águas da chuva não se acumulem nas quadras. A instalação de pisos permeáveis torna-se, então, uma solução importante para locais onde há prática de esportes, pois evita alagamentos que podem danificar o espaço.

Confira o vídeo abaixo, que mostra como é feita a instalação do piso outdoor:

Qual é o ideal para a minha quadra?

Agora que você entendeu a diferença do piso modular indoor e outdoor, já sabe qual é o ideal para a sua quadra! Se o local for coberto, o modelo indoor é o ideal. Mas, se for em um ambiente ao ar livre, escolha o modelo outdoor.

Outro ponto positivo do piso modular é  a alta durabilidade, que é uma grande vantagem desse piso. Para que você possa usufruir de todos os benefícios que esse revestimento proporciona, escolher o que mais se adequa ao local da sua quadra é de grande importância. Portanto, antes da instalação, avalie as características do espaço.

Não importa qual for a sua necessidade, piso indoor ou outdoor, deve ser feito com material de qualidade. Além disso, a quadra deve ser completa, com a pintura correta e os equipamentos adequados.

Na Altipisos você encontra pisos com todos esses benefícios. Há mais de 20 anos no mercado, somos especialistas em engenharia esportiva. Desenvolvemos tanto o  projeto e construção, como reformas e apoio técnico. Entre em contato conosco ou solicite um orçamento.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail