Blog

3 vantagens de quadras com pisos permeáveis


Quem investe em ambientes esportivos deve se preocupar com a qualidade do local e possíveis manutenções que podem ser necessárias. Quadras que ficam ao ar livre precisam ser estruturadas para suportar ações da natureza. Em quadras esportivas, pisos permeáveis são aqueles que são drenantes, ou seja, são porosos, permitindo que a água flua até alcançar o solo.

Esta drenagem permite, por exemplo, que águas da chuva não se acumulem nas quadras. A instalação de pisos permeáveis torna-se, então, uma solução importante para locais onde há prática de esportes, pois evita alagamentos que podem danificar o espaço.

Se o local for bem conservado, menos manutenção irá necessitar e maior vai ser a durabilidade do ambiente, evitando gastos com restaurações. Se o projeto da quadra for em local aberto, essa opção é a mais indicada.

Nós, da Altipisos, listamos as vantagens de aderir ao piso permeável, continue a leitura.

Quais são as vantagens dos pisos permeáveis? 

Quer saber as 3 vantagens desse modelo de piso? Confira a lista a seguir:

1. Escoamento da água

A principal vantagem desse modelo, é uma que já citamos na introdução: a altíssima capacidade de escoamento de água. Caso o local não tenha nenhum tipo de cobertura, com a permeabilidade você não precisa se preocupar com os danos que a chuva pode causar no local.

2. Alta resistência

Outros benefícios de quadras assim incluem uma alta resistência por parte do piso — que não precisa passar por muitas manutenções — e uma função antiderrapante — que aumenta a segurança das pessoas que utilizam o espaço.

3. Fácil instalação

Por fim, a terceira vantagem diz respeito à instalação. Pisos permeáveis, como o piso modular outdoor, têm a instalação e remoção muito fáceis. Não é preciso passar por todo aquele transtorno característico de reformas para deixar sua quadra esportiva permeável. Porém o piso de concreto permeável já passa por obras específicas, no qual leva mais tempo para obter a quadra pronta para uso.

Opções de pisos permeáveis

As duas opções mais usuais são o piso de concreto permeável e o piso modular outdoor. Saiba um pouco sobre cada um:

Concreto permeável

O concreto é um material muito utilizado no mundo inteiro. Sua composição tem como base cimento, água, agregados e aditivos. O concreto convencional, no entanto, não tem função permeável. Sendo assim, como o concreto permeável é feito?

A estrutura é a mesma, o que muda é a quantidade de cada agregado. Os agregados graúdos são muito mais abundantes no concreto permeável, enquanto os miúdos são pouco utilizados. Com isso, o material ganha cavidades que facilitam a passagem de ar e água. É isso que faz o material ser permeável.

Modular outdoor

A outra opção de piso permeável para quadras esportivas é o piso modular outdoor. Os pisos modulares são fabricados com polipropileno e sendo muito usados em quadras esportivas, áreas de lazer, piscinas, stands e playgrounds.

Diferente do piso modular indoor, que é o mais comum de ser encontrado, o outdoor não é liso, ao invés disso, ele é cheio de buraquinhos que dão permeabilidade a ele.

Sendo assim, o casamento destas duas soluções é muito indicado para regiões chuvosas, ou para cidades que não há muitas áreas de  permeabilidade do piso. 

E você, precisa de quadras esportivas com pisos permeáveis? Conte com a Altipisos nessa missão! Entre em contato conosco e saiba mais.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail