Blog

Quais esportes praticar em quadras esportivas?


Os benefícios que o esporte pode trazer para as nossas vidas são incontestáveis. Praticar atividade física é um dos meios para ter qualidade de vida, ter mais saúde e disposição. Para trazer opções que saiam um pouco do senso comum, praticar esportes em quadras esportivas são investimentos com diversas possibilidades.

Você sabe quais são os esportes praticados em quadras esportivas e seus principais benefícios? acompanhe todo o conteúdo para descobrir!

Principais benefícios de praticar esportes em quadras esportivas

Os esportes praticados em quadras esportivas podem impactar na qualidade de vida em diversos níveis, desde a redução do estresse até a melhora do condicionamento físico. Para perceber os benefícios, basta buscar uma prática que esteja de acordo com seu perfil.

Entre as principais vantagens dessas práticas esportivas, podemos destacar a perda de peso, ganho de massa muscular, condicionamento físico, combate à insônia, diminui a ansiedade e estresse, fortalece o coração, melhora a coordenação motora, entre outros. 

Conheça os 5 principais esportes praticados em quadras esportivas:

1. Vôlei

Um dos esportes coletivos mais populares do mundo, o vôlei é um grande sucesso no Brasil. Títulos mundiais, olímpicos, recordes coletivos ou individuais, fazem com que muitos olhem para o esporte com carinho. 

Uma das vantagens dessa prática é não possuir o contato físico, o que diminui as chances de lesões, mas que ainda podem ocorrer em quedas e impactos com a bola.

O objetivo do jogo é que cada time não pode deixar a bola cair em seu lado da quadra, mas deve fazer com que ela caia na quadra do time adversário. 

2. Handebol

Muito praticado nas escolas brasileiras nas aulas de educação física, o handebol envolve muita explosão muscular e coordenação de movimentos.

Os treinamentos podem ser feitos inicialmente em quadras de futebol para os primeiros movimentos, mas podemos encontrar quadras poliesportivas com as dimensões próprias para o jogo. 

Dividido em dois tempos de 30 minutos cada, o objetivo básico do handebol é acertar a bola no gol adversário. 

3. Basquete

O basquete é um esporte coletivo praticado entre duas equipes. Ele é jogado com uma bola, onde o objetivo é inseri-la no cesto fixo que está localizado nas extremidades da quadra.

Atualmente, é um dos jogos olímpicos mais populares no mundo. Nas escolas, também é um esporte muito praticado nas aulas de educação física.

4. Tênis

Ganhando cada vez mais espaço no cenário esportivo brasileiro, o tênis é uma atividade física completa, que trabalha o corpo todo e exige esforço físico.

O tênis é um esporte de origem inglesa disputado por dois ou quatro jogadores. Basicamente, o objetivo do jogo é rebater a bola com a raquete para o lado do adversário, a fim de marcar pontos.

5. Futsal ou Futebol de Salão

É um dos esportes mais praticados em quadras esportivas no Brasil, já que faz lembrar o futebol de campo. Pode-se dizer que ele é mais comumente praticado pela população em geral, do que o futebol de campo, já que encontramos muito mais quadras do que campos de futebol.

O objetivo é igual ao do futebol:  pontuar, fazendo a bola passar por dentro de uma meta ou gol e impedir que o adversário faça o mesmo. Porém, participam do jogo apenas 5 jogadores de cada equipe.   

Vale ressaltar que praticar esportes não deve ser restrito apenas para quem já tem um bom condicionamento físico. Isso é algo que se conquista com o dia a dia de prática. A ciência já provou que praticar atividades físicas é um santo remédio contra diversos males que alguns hábitos trazem, entre eles o sedentarismo e a má alimentação. 

Mas para que a prática esportiva seja realmente benéfica e possa ser tirado o máximo proveito de todos os exercícios, é imprescindível que o local seja adequado e seguro. Preste atenção se a quadra tem piso de qualidade e alta performance. O piso modular é um dos mais indicados para diferentes modalidades praticadas em quadras.

A Altipisos é referência em quadras esportivas e piso modular. Para conhecer mais sobre nossos produtos, acesse o nosso site

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail