Blog

Principais lesões em escolas e como evitá-las


O ambiente escolar é amplamente associado à segurança, aprendizado e desenvolvimento, palavras que não são facilmente associadas a acidentes, sejam eles graves ou não. Mas a realidade é que as lesões em escolas e demais acidentes são muito mais comuns do que a maioria das pessoas acreditam.

Acidentes esportivos são em si parte indissociável da experiência esportiva, com a maioria dos atletas tendo um treinamento longo e rigoroso para aguçar seus reflexos e desenvolver um maior controle sobre eles, podendo assim evitar que acidentes sequer aconteçam. 

Mas nas escolas, a realidade é muito diferente, levando em consideração que a maioria das crianças ainda não desenvolveu um controle pleno de seus movimentos e reflexos, tornando-as muito mais propensas a se acidentarem e sofrerem lesões em escolas.

Mas se a propensão a lesões nas escolas é tão grande, como pais e professores podem atuar para que elas sejam evitadas? 

Foi pensando em responder essa pergunta que nós da Altipisos preparamos o presente texto, examinando as bibliografias pedagógicas disponíveis para constatar quais são as principais lesões em escolas e como os professores, pais e responsáveis podem trabalhar para evitá-las.

Acompanhe conosco!

Boa leitura!

As principais lesões em escolas e suas causas

Conhecimento é uma das maiores fortunas que existe no mundo, e essa regra é especialmente verdadeira quando se trata da saúde e bem-estar de alguém — especialmente crianças e jovens. Dito isso, é essencial que professores tenham um mínimo de treinamento para saber quais os tipos mais comuns de lesões em escolas, sabendo como identificá-las e como fornecer apoio ao/a acidentado(a).

É claro que na maioria dos casos é sempre recomendado que as crianças e jovens sejam encaminhados à enfermaria, mas é sempre bom estar preparado(a) para situações extraordinárias que demandem atendimento rápido e eficaz.

Sendo assim, olhemos para as principais lesões em escolas, como podem ser reconhecidas e quais os seus riscos — de acordo com um estudo de 2018, conduzido por Wesley Soltovski, Geovana de Souza e Cristiane Aparecida Costa.

Distensão

A distensão muscular é uma das lesões mais comuns, seja em ambiente escolar ou esportivo, sendo caracterizada pela alta tensão muscular em um local específico, causando dor intensa, incapacitação os movimentos e com a possibilidade de ruptura da musculatura afetada.

Entorse

Classificada medicamente como o afastamento ou separação momentânea entre uma dada superfície óssea e sua articulação correspondente, a entorse pode causar edemas, inchaços, dores imobilizadoras e pode acarretar na redução da amplitude de movimento da articulação afetada.

Luxação

Similar a lesão por entorse, a luxação também envolve os tecidos articulares, mas ao invés de haver uma separação brusca entre eles e a superfície óssea, a articulação desvia de seu eixo articulatório natural, gerando uma perda instantânea de mobilidade, dores intensas, deformidades (similares a de uma fratura) e possivelmente rompimento de ligamentos

Fratura

Por último, temos a fratura, uma das lesões mais graves e reconhecíveis da nossa lista, caracterizada pela ruptura de uma determinada estrutura óssea (geralmente de braços e pernas) causada por um trauma potente, seja ele direto ou indireto. 

Em caso de fraturas, há imobilização imediata do membro afetado e a dor será indescritível, já que o rompimento ósseo é a pior dor que o ser humano é capaz de sentir. Em casos mais graves, como de uma fratura exposta, o encaminhamento da criança ou adolescente para o hospital deve ser feito o mais rápido possível.

Lesões em escolas: como evitá-las?

São muitas as medidas que podem ser tomadas para reduzir o número de ocorrências de lesões em escolas, mas as que trazemos hoje focam em soluções práticas e educativas, já que essa combinação gera resultados imediatos e duradouros.

1. Investindo na manutenção das quadras e equipamentos

Acidentes gerados por desatenção, brincadeiras de mal gosto e despreparo dos alunos tendem a ser leves, mas isso é graças a qualidade da manutenção das quadras de esportes e seus respectivos equipamentos.

Em casos de aulas de educação física realizadas em quadras esportivas que recebem pouca ou nenhuma manutenção, os riscos de acidentes graves sobem de forma expressiva, pois envolvem condições que potencializam a gravidade das lesões, como equipamentos enferrujados que podem causar infecções, por exemplo.

Em casos de grave deterioração desses espaços, é recomendada uma reunião administrativa para investigar a possibilidade de uma reforma completa da quadra de esportes da escola, já que passa a ser uma questão de segurança não só dos alunos, mas da comunidade escolar como um todo.

2. Dando ênfase para ações educativas

Segundo estudos feitos pela ONG Criança Segura, cerca de 90% das lesões em crianças de 0 a 14 anos poderiam ser evitadas através de ações educativas e modificações no ambiente escolar, que apesar de parecerem ações complexas, são plenamente realizáveis. 

Muitas crianças tendem a imitar comportamentos de outras crianças e até mesmo de adultos, o que por sua vez as levam a reproduzir comportamentos inapropriados (ações de agressivas e de bullying, por exemplo) e que seus corpos não possuem desenvolvimento suficiente para aguentar (como pular de alturas altas demais).

Com isso em vista, chamar a atenção dessas crianças e apontar para os equívocos de suas ações e as consequências que elas podem gerar é indispensável para a formação educacional dos pequenos e garantir sua saúde e bem-estar.

3. Investindo em pisos de qualidade para os locais esportivos

Indo de encontro com a necessidade de manutenção das quadras, o investimento em pisos de qualidade para as quadras esportivas é essencial para evitar lesões em escolas, reduzir os custos com manutenções constantes e aumentar o aproveitamento durante as aulas.

O piso modular, por exemplo, é uma excelente opção para instalação em quadras escolares, contando com uma relação custo-benefício interessantíssima, oferecendo alta resistência à chuvas e calores intensos, absorção de impacto para evitar eventuais lesões, propriedades antiderrapantes e muito mais!

E para facilitar a sua procura por materiais de qualidade para garantir a segurança dos pequenos nas quadras esportivas, te convidamos a entrar no site da Altpisos e conhecer o nosso catálogo completo de produtos!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail