Blog

Saiba como garantir a segurança na recreação infantil


O espaço de brincadeira das crianças, seja ele na escola ou na área de lazer do condomínio, é o local favorito deles. E, por ser um local frequentado pelos pequenos, manter a segurança na recreação infantil é essencial para o bem e a sua diversão.

No texto a seguir você vai descobrir como tornar a recreação infantil, ou seja, o espaço de brincar das crianças, mais seguro. Para garantir uma diversão sem interrupções, continue a leitura!

Dicas para a segurança na recreação infantil

1. Local ideal 

A nossa primeira dica para manter a segurança na recreação infantil começa no seu local de instalação. Portanto, seja qual for o tamanho do espaço ou os brinquedos disponíveis nele, escolher o seu local é importante para evitar acidentes.

Por exemplo, locais perto de estacionamentos, ou até mesmo da rua, devem ser evitados. Outros locais, como perto da piscina, devem ser evitados, justamente pelo risco da criança ir até ela sozinha.

Embora possa não existir um local completamente ideal, é preciso evitar ao máximo aqueles que possam causar algum risco para as crianças.

2. Faixa-etária

Além dos riscos externos que as crianças podem sofrer ao brincar na recreação do condomínio ou escola, há os riscos entre elas. Isso significa que, separar as crianças por idades é importante para garantir a segurança na recreação infantil.

Mesmo sem querer, crianças mais velhas podem machucar as menores durante as brincadeiras. Mas, não precisa construir mais um local para brincar! Uma alternativa é separar a idade das crianças por horários, além de oferecer brinquedos para todas as faixas-etárias.

3. Brinquedos adequados

E falando de brinquedos, eles são a grande atração de toda recreação! Por esse e outros motivos, devem ser os melhores possíveis! E quando falamos de crianças, o melhor brinquedo é o que garante a diversão e a segurança, ao mesmo tempo.

Além de ter brinquedos para as crianças de todas idades, eles devem estar em boas condições para garantir a segurança na recreação infantil. 

Falando de equipamentos para playgrounds, pelo seu tamanho e riscos, merecem uma atenção ainda maior. Mas, independente do seu tamanho, é preciso saber se ele está adequado para o uso das crianças!

4. Inspeções 

Para te ajudar a encontrar quaisquer falhas que possam colocar a segurança das crianças em risco, as inspeções devem ser frequentes. A frequência das inspeções deve ser de, no mínimo, uma vez ao dia, preferencialmente antes das crianças utilizarem a área.

As inspeções diárias não precisam ser feitas por um profissional em brinquedos de recreação infantil! Você, como responsável pela área, pode realizá-la, procurando sempre por qualquer falha. Portanto, busque por parafusos soltos, farpas, ferrugem, tinta solta, entre outros.

E, é claro, qualquer defeito deve ser consertado, e quanto ao brinquedo, interditado até estar completamente seguro.

5. Piso

A escolha do piso é essencial para garantir a segurança na recreação infantil! Afinal, é nele onde as crianças pisam, e potencialmente, caem.

Em áreas de recreação infantil externas, a grama ou areia são comuns, já em internas, muitas vezes apenas um tapete é utilizado para cobrir o chão. Mas, quando falamos de pisos para áreas frequentadas por crianças, algumas características são essenciais.

O piso deve ser, antes de tudo, antiderrapante. Essa característica garante a diminuição das quedas, que são bastante comuns em áreas onde crianças brincam. Além disso, deve ter absorção de impacto, para caso quedas aconteçam, não causarem sérios machucados.

Para te ajudar um pouco mais, vamos recomendar o melhor piso para áreas de recreação infantil! Confira em nosso site o piso modular, que além de ser antiderrapante a ter absorção de impacto, é antiestático e atóxico!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail