Blog

Reforma da quadra: a sua escola está preparada?


Toda escola merece uma quadra de qualidade para a prática de exercícios físicos das crianças e adolescentes. A presença de esportes no ambiente escolar combate o sedentarismo e facilita a interação entre os alunos, entre outros benefícios. Mas, para garantir que isto seja feito com segurança, pode ser necessário a reforma da quadra.

Uma quadra de qualidade é essencial para garantir os benefícios da sua presença em escolas. E muitos pais acabam definindo matrículas quando notam que a escola tem uma área para brincar e jogar de qualidade. Afinal, que criança gosta de brincar em um local sujo e quebrado, né? Neste texto, vamos te dizer se é necessário a reforma da quadra na sua escola e como realizá-la com sucesso. Boa leitura!

Reforma da quadra: saiba se sua escola precisa

A quadra está com desnível?

A reforma da quadra que possui desnível é mais do que necessária! Os desníveis na quadra causam acúmulo de água em dias de chuva, impedindo seu uso. Além de impedir que a quadra seja utilizada, mesmo quando a chuva já passou, desníveis na quadra atrapalham o uso em geral.

Estes desníveis podem causar quedas, interferindo na segurança das crianças. Portanto, se a quadra da sua escola possui desníveis, considere reformá-la o quanto antes. Para resolver este problema, é preciso de um novo revestimento em toda a quadra.

Como está o piso?

Falando em piso, é ele que compõem praticamente toda a quadra. Uma quadra não existe sem um bom revestimento. Por isso, deve sempre estar sempre nas melhores condições possíveis. 

A quadra da sua escola está esburacada? Se sim, chegou a hora de reformá-la. Mesmo se os buracos ainda são rachaduras, é possível evitar que elas aumentem e se tornem um grande problema. 

Mas, se a quadra está com o piso em condições boas e mesmo assim quedas e lesões são frequentes, considere a troca do material. Pisos muito duros, que não absorvem o impacto, em qualquer mínima queda, causam lesões nos alunos. A reforma da quadra com a troca de piso com um material antiderrapante e com amortecimento de impacto é o ideal.

A pintura está desgastada?

Que aluno não gosta de praticar esportes em uma quadra novinha em folha? Uma quadra com a pintura em dia é sempre convidativo para as crianças a utilizarem. Se a pintura, e principalmente as demarcações, da quadra estão apagadas, está na hora de uma renovação. 

Não somente pela estética, mas se a quadra está com a pintura desgastada, em breve terá sua estrutura comprometida. Isto porque em quadras de concreto, por exemplo, a pintura interfere na impermeabilização — este problema não acontece em quadras permeáveis.

Os equipamentos estão em boas condições?

Além do piso, para o funcionamento completo de uma quadra, os equipamentos esportivos são essenciais. Aqui, incluímos aqueles que permitem a prática de esportes mais comuns, como as traves, tabelas e redes de vôlei.

A qualidade desses equipamentos impacta diretamente na segurança das crianças, por isso, devem ser sempre observados. Se qualquer destes equipamento estiver com problema, está na hora de trocá-los.

Como realizar a reforma da quadra?

Para realizar a reforma da quadra da escola é ideal que o piso seja o melhor possível. Para quadras escolares, um piso antiderrapante, com amortecimento de impacto e permeável, é o ideal. Além disso, ter uma instalação rápida , em até 48 horas, e sem sujeira é outro benefício que você pode encontrar com o piso modular!

Para conhecer em detalhes o piso modular da Altipisos, basta clicar aqui e conferir o melhor da tecnologia para quadras esportivas no mercado. 

E aí, a quadra da sua escola está preparada para receber uma reforma? Se sim, nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco quando quiser para receber a melhor solução para quadras.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail