Blog

Quais são os principais tipos de pisos esportivos?


O mundo do atletismo é muito diversificado, são variadas categorias de esportes praticadas. Essa diversidade se reflete nos ambientes de suas práticas e nos diferentes tipos de pisos esportivos utilizados para cada uma. 

Os diversos revestimentos esportivos são projetados para ter uma superfície adequada para cada um e  fornecer absorção de choque. Dessa forma, o atleta possui menos chances de sofrer uma lesão.

Conheça os principais tipos de pisos esportivos. Confira!

Piso modular

O piso modular é o único dos tipos de piso esportivos para todas as práticas de esportes, academias e áreas de lazer

Este é o único piso para todas as práticas de esportes, academias e áreas de lazer. O piso modular além de ser multiesportivo, é fabricado em polipropileno, tem proteção contra raios U.V. e não retém calor.

Esse piso possui um sistema que absorve o impacto articular dos atletas e com baixo custo de manutenção. Para escolher o revestimento adequado, deve-se levar em conta a qualidade, resistência, praticidade e rapidez na montagem, geração de resíduos para instalação e a saúde dos usuários. 

Quadras esportivas devem ser resistentes a fatores climáticos e ao impacto causado pela prática. Materiais pouco resistentes ou com qualidade baixa acabam precisando ser substituídos em pouco tempo, o que aumenta os custos de manutenção.

Entre todos os tipos de pisos esportivos, esse é um dos mais duráveis, que promove mais saúde para seus usuários e é esteticamente agradável.

Piso de madeira

O piso de madeira para quadra esportiva é um dos mais comuns em ginásios diversos. Isso ocorre porque as características desse modelo são favoráveis à prática de diferentes esportes, como futsal,  basquete,  handebol e vôlei.

Graças a sua versatilidade, o piso de madeira costuma ser muito presente em quadras poliesportivas, tanto de ginásios quanto de escolas, pois ambos os locais permitem uma variedade grande de esportes. 

Entre os tipos de pisos esportivos, esse é um dos que mais geram manutenção. A maioria dos pisos de madeira tem sistemas que facilitam a absorção de choques. O alto custo de manutenção é a característica negativa deste material, no qual não a fazendo periodicamente, pode até gerar machucados devido as farpas que soltam das tábuas.

Piso de grama sintética 

Muito usual em escolas e instalações esportivas, essas superfícies se tornaram comuns no futebol, beisebol e outros esportes praticados tradicionalmente em grama natural, pois imitam a aparência da grama, sem a necessidade da mesma manutenção. 

As superfícies artificiais são feitas com fibras de filamento duráveis ​​para recriar a aparência da natural, bem como o preenchimento de borracha para atuar como “sujeira” e fornecer absorção e estabilidade de impacto.

Piso de Epóxi

O piso Epóxi pode suportar impactos pesados de atletas e equipamentos, além de ser o único totalmente sem juntas. Ele é comum em instalações polivalentes nas quais diversos esportes são praticados. São altamente personalizáveis para se adequarem melhor aos tipos de academia ou centros de ginástica. Possui também um alto custo de manutenção, e não possui nenhuma absorção de impacto para os praticantes de esportes.

Piso rápido à base de asfalto

Trata-se de um revestimento em cima do contra piso, composto por emulsão asfáltica, lama asfáltica e demarcações pintadas com tintas especiais para este tipo de piso. É ideal para revestir quadras poliesportivas, quadras de tênis, ciclovias, pistas de cooper e áreas recreativas.

O colorido permanece por longo tempo, devido aos pigmentos inorgânicos que o compõem. Para a sua preservação é preciso, em períodos de 5 anos, realizar lixamento do piso, aplicação de lama asfáltica e de acrílico e renovação da demarcação.

Piso de polipropileno para quadras poliesportivas

O polipropileno copolimerizado virgem é o material utilizado para quadras poliesportivas. Eles garantem maior resistência e durabilidade das cores. Esse material deve ser instalado sobre um contrapiso resiliente nivelado. Essa base pode ser a quadra antiga a ser reformada.

As quadras para uso desse revestimento são: artes marciais; futsal; tênis; vôlei; basquete; e handebol.

Piso de saibro

Utilizado preferencialmente na prática de tênis, o saibro é um composto de um contra piso drenante, britas, saibro compactado e pó de telha em fina granulação. O saibro proporciona velocidade mais lenta ao jogo, em relação a outros tipos de pisos esportivos porque amortece mais o impacto da bola, diminuindo seus “quiques” e exigindo maior elasticidade do atleta.

Como mostramos, existem diversos tipos de pisos esportivos. Ao escolher o modelo ideal para o seu campo, quadra ou instalação, considere para quais esportes e atividades a superfície será usada, bem como seu orçamento. Quer estar sempre informado sobre o assunto? Siga nosso Facebook e Instagram.  

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail