Blog

O que um piso para playground deve ter?


Jamais julgue um piso pela aparência, especialmente se for um piso para playground. Apesar dos diferentes modelos parecerem iguais, cada um deles possui uma seleção de propriedades que os tornam mais acessíveis, seguros e duradouros. Ou seja, embora tenham aparências similares, seus propósitos são fundamentalmente distintos.

Assim, engana-se quem pensa que escolher um piso para playground é uma tarefa fácil, tendo em vista que cada parquinho terá uma lista de requisitos e variáveis que devem ser levadas em consideração para que o melhor piso para playground seja escolhido.

Em vista desta problemática enfrentada pelos consumidores, nós da Altipisos elaboramos o texto a seguir, listando algumas das principais características que cada tipo de piso de playground deve apresentar para atender as expectativas do comprador e as demandas do seu meio de instalação.

Boa leitura!

Dicas gerais: o local de instalação e propósito do parquinho

Antes de listarmos as características técnicas que cada tipo de piso deve apresentar, é interessante que os compradores saibam exatamente onde o parquinho será instalado e qual será seu propósito geral

No que diz respeito a localização, basta decidir se o playground será instalado em uma área coberta ou ao ar livre, tendo em vista que existem pisos específicos para cada um desses meios, que oferecem aspectos como permeabilidade e absorção de impacto.

Quanto ao propósito, nos referimos basicamente ao grau de uso que o parquinho terá e se será usado para fins de lazer, desenvolvimento infantil, brincadeiras específicas, entre outros. 

Geralmente o quesito propósito também é levado em conta com base no ambiente de instalação, se será colocado em um condomínio, uma escola ou em uma praça pública, por exemplo — que por extensão devem levar em conta os aspectos climáticos e exposição aos elementos.

Diante do exposto, listamos abaixo as características que cada piso deve oferecer baseado em cada um dos fatores já mencionados, levando em conta a faixa etária média das crianças que irão brincar no parquinho, suas necessidades e questões adicionais como inclusão e custo-benefício.

Permeabilidade e resistência ao clima

Uma das principais preocupações dos consumidores ao comprarem equipamentos para construção de playgrounds em áreas externas é em relação a durabilidade e resistência dos materiais e produtos. Afinal, é preciso que haja um bom custo-benefício.

Nestes casos, optar por um piso que ofereça um bom fator de permeabilidade e resistência ao calor, especialmente raios UV (ultra violeta). 

Isto porque pisos que não são permeáveis tendem a reter grandes quantidades de água, o que contribui para a degradação acelerada do material e proliferação de bactérias — que pode provar-se um risco considerável para a saúde das crianças.

Já no que diz respeito a resistência ao calor, falamos mais especificamente da qualidade da tinta usada para dar cor ao piso e do material que o compõe, pois quando o piso é constantemente exposto aos raios solares, tende a perder sua cor mais rapidamente e reter muito mais calor, o que diminui a vida útil do piso e dificulta o divertimento dos pequenos.

Em casos como este, a instalação de um piso emborrachado drenante ou piso modular são excelentes escolhas de piso para playground, que além de neutralizar as agressões climáticas listadas acima, são modelos de fácil instalação, limpeza e longas vidas úteis.

Segurança e inclusão

Quando falamos de atoxicidade, falamos em particular das matérias primas utilizadas na confecção do piso instalado no parquinho, e se são ou não prejudiciais à saúde das crianças. O risco pode variar desde a presença de materiais que causam alergia até a presença de metais pesados, por exemplo..

E a razão de destacarmos o fator atoxicidade do de segurança é devido a infeliz existência de pisos fabricados com materiais baratos e tóxicos, como tintas com chumbo em sua composição. Assim, recomenda-se que a procedência do piso seja verificada antes da compra.

E no que se refere a segurança dos pequenos, é uma ótima ideia buscar por pisos que sejam capazes de absorver o impacto de quedas e a estática gerada durante as brincadeiras. O piso modular é antiestático, antialérgico, não absorve calor e de fácil limpeza, assim, respectivamente, excelentes escolhas para cada caso, garantindo que as crianças possam se divertir sem sofrer lesões graves ou tomarem choques.

E por fim, quando falamos de inclusão, os pisos citados acima são igualmente eficientes para acomodar as mais variadas necessidades de crianças neuro divergentes e com deficiências motoras, por exemplo, rendendo um efeito ainda mais positivo quando unidos a equipamentos inclusivos.

De forma geral, cada piso para playground não deve atender meramente as necessidades objetivas de cada ambiente, mas tem de apresentar uma sinergia com o restante do parquinho, com os brinquedos e com as necessidades das crianças, principalmente. 

Curtiu conhecer um pouco mais sobre os pisos ideais para os playgrounds? Se quiser conferir mais conteúdos como este, não deixe de visitar os perfis da Altipisos no Facebook, Instagram e LinkedIn

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail