Blog

Quadra de concreto ou piso modular? Qual é o ideal?


Quadras esportivas trazem o esporte para mais perto de todos nós, independente se ela for em casa, no condomínio ou em escolas. Para construir uma, a opção comumente escolhida é a quadra de concreto. Mas, e se te falássemos que existe outra opção, com vantagens únicas, que pode ser ideal para você?

A Altipisos entende de quadras esportivas e neste texto preparou para você um comparativo entre uma quadra de concreto e um piso modular. Vamos te explicar o que é o piso modular e como ele pode ser o ideal para sua quadra. Boa leitura!

O que é o piso modular?

Você deve estar se perguntando o que é o piso modular e, porque ele pode ser melhor que a tradicional quadra de concreto. Vamos te explicar! O piso modular é um revestimento para quadras, mas não somente para elas, fabricado em polipropileno virgem e produzido em formato de peças.

Estas peças, quando postas lado a lado sobre uma superfície uniforme, se encaixam perfeitamente, formando uma quadra ideal para diversos esportes. Algumas de suas características são: textura antiderrapante, permeabilidade, amortecimento de impacto e adaptabilidade para qualquer lugar.

O piso modular é normalmente colocado acima de uma quadra de concreto, revestindo este material.

A quadra de concreto é boa?

Como já foi dito neste texto, a quadra de concreto é a opção mais escolhida para as quadras esportivas. Este material compõe a grande maioria das quadras, de qualquer esporte, especialmente as presentes em áreas externas. Porém, ela é realmente a melhor?

Uma quadra de concreto é resistente e atende quase todos os tipos de esporte. Mas este material tem seus pontos negativos, um deles acontece especialmente em quadras em áreas externas.

Com efeitos do clima, como a chuva ou sol, deterioram rapidamente o piso da quadra, impedindo seu uso. Além de torná-la inutilizável, a chuva, com o tempo, ainda causa problema na superfície da quadra com rachaduras. A água forma poças na quadra quando a mesma não encontra-se nivelada, que infiltram no material, formando as rachaduras que podem até se tornarem buracos.

Existem formas de diminuir este problema, é claro. Porém, eles demandam mais trabalho, mais investimento e mais tempo como manutenção com pinturas periódicas.

Quanto à segurança da quadra de concreto, precisamos analisar alguns pontos. Este material para quadras não garante nenhum tipo de segurança para quem a utiliza, por ser um piso duro. Com isso, qualquer queda é motivo de lesões. Além disso, utilizar estas quadras para a prática de esportes com alto impacto, a longo prazo, causa problemas nas articulações dos usuários.

O piso modular é a solução ideal?

Apresentamos alguns dos fatores que tornam a quadra de concreto não tão ideal para o seu condomínio ou escola. Mas o piso modular consegue resolver estes problemas? Sim!

O piso modular tem dois tipos: o indoor e o outdoor. Como os seus nomes já sugerem, são ideais para áreas internas e externas, respectivamente. Essa diferença é crucial para garantir a sua qualidade. Isto porque o piso modular outdoor possui pequenos buracos — que não influenciam no seu uso — para escoar a água. Portanto, o piso modular é permeável!

O piso modular também é seguro. Além de possuir amortecimento de impacto, auxiliando no desempenho dos atletas, tem tecnologia antiderrapante, ou seja, nada de escorregões com o piso modular! Este piso também possui proteção U.V, o que garante a durabilidade do produto, entre outros aditivos que permitem esta durabilidade. Outra característica vantajosa é a baixa manutenção e fácil limpeza do produto.

E aí, gostou de conhecer o piso modular? Com ele, os principais problemas de quadras esportivas são resolvidos. Para conhecer mais sobre ele e suas outras vantagens, entre em contato conosco. Estamos te esperando!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail