Blog

Pisos esportivos: como a alta performance reduz lesões em atletas?


Se você já praticou esportes sabe que o ambiente, e principalmente o tipo de piso, influencia no desempenho do atleta. Quando praticadas em pisos esportivos apropriados, as atividades físicas têm menos riscos de gerar lesões, pois os atletas sofrem menos impacto e não enfrentam irregularidades do piso.

Além de ser perigoso, correr ou saltar em um local com pedras não é fácil e pode dificultar a execução de determinados exercícios. Com isso, o desempenho esportivo tende a ser menor.

Possíveis impactos que ocorrem na atividade física

Durante a execução de exercícios de alto impacto, o corpo exerce força contra o solo. Esse impacto, se ocorrer em excesso, pode resultar em lesões, processos inflamatórios e entorses.

Em modalidades que necessitam saltar com frequência, como vôlei, basquete e handebol, o impacto em algumas áreas do corpo, como  joelhos, pode ser extremo. Com isso, muitos atletas acabam lesionando essa parte do corpo.

Pisos esportivos que geram dificuldades

Alguns tipos de pisos esportivos podem apresentar determinadas dificuldades e até riscos para atletas. Conheça 4 deles:

1. Asfalto

O piso de asfalto é um dos que mais gera impacto. Toda energia pisada bate no chão e é direcionada para os ossos. Corredores profissionais e outros atletas dessa área, além de terem que se preocupar com o modelo de calçado, precisam fortalecer a musculatura para diminuir o impacto nos ossos.

2. Concreto

Quem está acostumado a correr no asfalto e passa a correr no concreto pode notar uma alteração em sua performance. Além disso, o atleta terá que alterar a maneira como corre. Ele precisará trabalhar uma aterrissagem mais suave, na tentativa de diminuir o impacto.

3. Grama

A grama é mais lisa e macia que outros pisos esportivos, por conta disso, acaba sendo a alternativa de atletas que estão se recuperando de lesões. Porém, é preciso prestar atenção se o local não possui irregularidades, pois isso pode causar danos no tornozelo.

4. Areia

Por conta dos desníveis, pode ocorrer a incidência de lesões em tornozelo, joelho e quadril. Por isso, é importante que seja um trabalho curto com ambiente controlado e calçado específico. 

Cada um desses pisos esportivos pode servir para fortalecer determinada musculatura, por isso, muitos corredores treinam em mais de um tipo de revestimento.

Pisos de baixo impacto

Entre as opções de baixo impacto, podemos destacar o piso modular, uma alternativa versátil, com baixo custo de instalação e que quase não precisa de manutenção. A escolha desse modelo é ideal, pois ajuda a reduzir as chances de possíveis lesões.

Sua superfície oferece proteção contra escorregamentos, mesmo que esteja molhada ou com sujeira. Sua tecnologia de amortecimento ajuda a evitar danos no caso de quedas.

O piso modular é fabricado com polipropileno virgem e é perfeito para quadras esportivas por reduzir o impacto nos atletas. Além disso, possui muita resistência e, consequentemente, alta durabilidade.

Você sabe o que é a absorção de impacto?

Também conhecido como amortecimento singular, essa tecnologia reduz o impacto articular nos atletas. Esse amortecimento singular, além de evitar lesões, é uma ótima escolha para quem já se lesionou.

Esses danos podem ou não ser irreversíveis e impedir o atleta de praticar esportes. Mas, caso ele não seja incapacitante, mas ainda merece atenção e cuidados, o piso modular é ideal, isso porque ele suaviza os movimentos e evita impactos intensos.

Portanto, no momento de escolher o local para praticar esportes, preste atenção na estrutura do espaço, e fique atento a aspectos como os pisos esportivos, segurança e qualidade do ambiente. Esses fatores podem interferir diretamente na performance do atleta, além de evitar que sofram lesões. 

Precisa de um piso de alta performance para o seu projeto? Solicite um orçamento e garanta qualidade para seu ambiente esportivo.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail