Blog

Como é feito o piso da quadra de vôlei?


Ao praticar qualquer esporte em quadras, é muito importante que o piso seja o ideal para a atividade exercida. A estrutura do piso para uma quadra de vôlei deve garantir condições relacionadas à extrema velocidade das jogadas e ao impacto dos jogadores com o solo. As opções mais utilizadas são em mantas ou moldados sobre bases elásticas e cobertura de resina poliuretânica colorida.

Para que um piso esportivo seja considerado de qualidade, deve proporcionar segurança, alta performance, durabilidade e conforto aos atletas de diferentes níveis de desempenho. 

Além disso, deve atender às necessidades específicas de cada uma das modalidades de quadra, como o Futsal, Voleibol, Basquetebol, Tênis, Squash, Tênis de Mesa, entre outras, assim como serem aprovados pelas Normas Técnicas Internacionais.

Em algumas modalidades esportivas, as quadras são feitas com Pisos Esportivos Flutuantes de Madeira. Já no Voleibol, geralmente são os Esportivos Vinílicos e o Piso Modular. 

No caso do piso da quadra de vôlei, leia até o final o texto que nós, da Altipisos, preparamos pra você e entenda como é feito.

De quais materiais são feitos os pisos para quadras de vôlei? 

Os principais tipos de pisos para essas quadras são o modular e o de madeira. O modular além de ser multiesportivo, é fabricado em polipropileno, tem proteção contra raios U.V. e não retém calor. Além disso, possui um sistema que absorve o impacto articular dos atletas e tem baixo custo de manutenção.

Já o de madeira é flexível e absorve o impacto, o que é ótimo para esportes como vôlei, onde os atletas saltam, correm e, muitas vezes, sofrem quedas. Porém o custo de manutenção é alto. 

Qual a configuração da quadra?

O vôlei é jogado em quadra com formato retangular, dividida ao meio por uma rede que demarca os dois campos. Assim, as duas equipes, compostas por seis jogadores cada, se distribuem em posições específicas dentro de cada campo de jogo. 

Como é feita a instalação da quadra de vôlei?

O procedimento de instalação depende do material do piso utilizado na quadra. Se for modular, precisará de uma base para ficar abaixo dele. Na maioria dos casos, basta um simples piso de cimento nivelado para que o piso seja recebido com sucesso.

É importante ressaltar a nivelação. A base precisa estar reta para receber o piso modular. Caso contrário, deve-se nivelá-la primeiro. Após o nivelamento os pisos são instalados em forma de click, no qual além da facilidade, destacamos a rapidez da entrega que é em até 48 horas e também o sistema obra limpa, que após a instalação não gera resíduos. 

No caso do material de madeira, a instalação é demorada  e deixa muito resíduo de lixação e pintura. As tábuas maciças já vêm com encaixe macho e fêmea, facilitando o encaixe e colocação do piso. As medidas e o tipo de madeira dependem das especificações de cada projeto.

Como são feitas as demarcações da quadra?

Junto ao processo de desenvolvimento e instalação da quadra de vôlei, estão também as demarcações necessárias para a prática do esporte. Confira quais são:

As linhas da quadra de vôlei

Esta quadra apresenta algumas linhas de marcação, sendo que todas possuem 5 centímetros de largura e cor clara. São elas:

Linhas de demarcação: também conhecidas por “linhas da quadra de jogo”, são formadas por 4 linhas (duas linhas laterais e duas linhas de fundo) responsáveis por demarcarem a quadra.

Linha central: divide a quadra em duas áreas de tamanhos iguais (9 x 9 metros).

Linha de ataque: são duas linhas próximas da rede (uma de cada lado da quadra) de 3 metros de largura. Também chamada de “zona da frente”, ela está paralela a linha central e representa onde os jogadores atacam.

Linha de restrição do técnico: representa o local onde ficará o técnico do jogo. Essa linha pontilhada está nos quatro lados da quadra.

As zonas da quadra de vôlei

Além das linhas, possui algumas áreas chamadas de zonas. São elas:

Zona livre: circunda toda a quadra e possui, no mínimo, 3 metros de comprimento. A bola pode ser recebida por um jogador nessa zona, desde que não seja tocada no chão.

Zona de saque: em uma parte da zona livre está a zona de saque, onde os jogadores sacam as bolas.

Zona de ataque: próxima da rede central está essa área. Também chamada de “zona da frente”, é ali que três jogadores do time se posicionam para atacar.

Zona de defesa: também chamada de “zona de trás”, está localizada na parte final da quadra, atrás da zona de ataque. É nessa zona que três jogadores da equipe se posicionam para defender.

Além dessas zonas, a quadra de vôlei também possui a Zona de Substituição e a Zona de Troca do Líbero. Ambas são dispostas na lateral da quadra, sendo demarcadas pelo limite entre a linha de ataque e a mesa do apontador e entre a linha de ataque e a linha de fundo, respectivamente.

Agora que já atendemos a sua curiosidade e você já sabe como é feito o piso da quadra de vôlei, não esqueça da qualidade do material escolhido e de procurar os profissionais certos para realizar esse processo. Conheça nossos produtos esportivos

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail