Blog

A importância de uma quadra esportiva em escolas e universidades


Muito além do aprendizado em sala de aula, as instituições de ensino, como escolas e universidades, devem proporcionar espaços para a prática de esportes. Uma quadra esportiva garante que os alunos tenham momentos de lazer, recreação, socialização e prática de exercícios físicos.

Esses espaços propiciam uma melhor qualidade de vida, saúde e integração dos alunos na instituição. No caso das escolas ou dos cursos de educação física de nível superior, esse ambiente garante que as disciplinas de educação física sejam ministradas com qualidade.

Nós, da Altipisos, listamos aqui a importância de investir nesses espaços em escolas e universidades. Continue a leitura!

Quais são as vantagens de uma quadra esportiva em ambientes de ensino? 

Como já mencionamos, praticar esportes é importante na vida de todos os jovens, saiba um pouco mais das vantagens de investir em espaços esportivos na sua instituição:

1 – Praticar exercícios previne a obesidade  

O sobrepeso e obesidade, consequentes do sedentarismo, estão entre os principais problemas de saúde no país. Uma quadra esportiva permite que os alunos pratiquem esportes com frequência.

Com o incentivo à prática esportiva, que ocorre ao proporcionar uma quadra nas escolas, as aulas de educação física e a participação de alunos acadêmicos em campeonatos esportivos, podem desempenhar um papel-chave na prevenção desses problemas de saúde.

2 – Ambientes de recreação estimulam a saúde mental

Você já deve ter ouvido falar que a depressão é o mal do século. É importante lembrar que ela também atinge crianças, adolescentes e jovens adultos. Com a sobrecarga na rotina de trabalhos escolares e acadêmicos, esse quadro pode piorar.

Praticar atividades físicas ajuda a evitar que problemas como esses ocorram e até a tratar uma criança ou adolescente que tenha crise de ansiedade ou depressão. Isso acontece, porque ao realizar exercícios físicos, o corpo libera hormônios como endorfina e serotonina, que trazem a sensação de bem-estar.

Além de depressão e ansiedade, a prática esportiva nas instituições coopera, também, com a diminuição de outros problemas sociais e psicológicos no comportamento dos jovens. Questões como insônia, agressividade e estresse podem ser melhoradas através da prática de exercícios. 

A probabilidade de a criança apresentar sintomas de depressão, bipolaridade e outros distúrbios psicológicos no futuro também é reduzida quando se pratica essas atividades.

3 – Incentiva diferentes práticas esportivas

Muito além do futebol, muitas modalidades, como vôlei, handebol, basquete, tênis, entre outras, devem ser estimuladas. Nesse ponto, se a quadra for poliesportiva é uma vantagem, pois pode ser usada para diferentes esportes, o que é fundamental para despertar em crianças e adolescentes o interesse por diferentes modalidades.

4 – Valoriza a sua instituição

Ao escolher uma instituição de ensino, os pais buscam ambientes que garantam qualidade de vida, bem-estar e espaços de socialização e recreação para seus filhos.

Se a escola ou universidade tiver uma quadra esportiva, isso permite a prática de esportes, momentos de socialização e lazer entre os jovens, o que conta pontos positivos no momento dessa decisão.

5 – Espaço para diversas finalidades 

Se a instituição contar com esse espaço, poderão ser realizados eventos, competições e outras atividades sociais no local.

O ambiente pode viabilizar, por exemplo, gincanas, apresentações esportivas e artísticas e escolinhas para esportes específicos em modalidade extracurricular, o que faz da quadra esportiva nas escolas um espaço-chave.

Oferecer ambientes para a prática esportiva, lazer e recreação é muito mais do que cumprir com o currículo escolar e oferecer aulas de educação física. Uma quadra esportiva em escolas ou universidades ajuda a promover a saúde e o desenvolvimento de habilidades físicas e pessoais.

Vale ressaltar ainda, que vivemos um momento em que, muitas vezes, não é possível brincar nas ruas das grandes cidades. Por conta disso, promover atividades esportivas nas instituições de ensino é muito importante para garantir a prática de atividades físicas e recreativas para os jovens em local seguro.

Mas para que esses espaços sejam aproveitados da melhor forma, o local deve ter uma estrutura de qualidade. Altipisos trabalha com o que há de melhor em pisos esportivos. Acesse nosso site e saiba mais.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail