Blog

O que caracteriza a área externa da escola?


A escola faz parte da vida de todos e dentro dela todos os espaços são pensados para o aprendizado. Entre as mais importantes está a área externa da escola e tudo que a compõem. Além do aprendizado, é neste local onde fica a parte favorita da maioria dos alunos: a área de lazer.

Mas muito além das brincadeiras, é preciso conhecer o que se deve ter na área externa da escola para suprir todas as necessidades dos alunos. No texto a seguir, a Altipisos trouxe as principais características desta área. Confira!

Área externa da escola: o que deve ter

1. Parte coberta

Um dos requisitos para a área externa da escola é possuir uma parte coberta. Dessa forma, em casos de chuva, as crianças ainda têm um local externo para realizar as suas atividades. 

Independente do que terá nesta área externa, é preciso que ela seja coberta o suficiente para garantir um bom espaço para as crianças.

2. Jardim

Ainda não muito presente em todas as escolas, o jardim faz parte das principais características da área externa. Ter um espaço para a jardinagem, proporcionando maior contato com a natureza, traz diversos benefícios para os alunos.

Além do ensinamento prático acerca das mais variadas espécies de plantas e flores, diversos valores são ensinados. Por exemplo, ao cuidar de uma horta a criança adquire o senso de responsabilidade. Aumentar o dinamismo dentro da escola é também uma ótima forma para ensinar as crianças.

3. Lazer

Ah, o momento de lazer na escola! A parte favorita de toda criança é poder brincar junto de seus colegas e é justamente por isso que toda área externa da escola deve conter o espaço para o lazer.

A área de lazer pode incluir o playground, que está sempre presente neste local. Muitas escolas preparam uma sala de atividades, repleta de brinquedos, mas aqui a nossa dica é fazer esse espaço também ao ar livre.

Nele, pode conter brinquedos de todos os tipos, inclusive reciclados. O importante é criar um ambiente divertido para todas as idades. 

Por ser um local onde o seu principal uso é brincar, os riscos de lesões são grandes. Afinal, as crianças correm e as quedas são inevitáveis. Para evitar machucados, a qualidade do piso e brinquedos deve ser a melhor possível.

No caso dos playgrounds, garanta que os equipamentos tenham sua qualidade comprovada.  

4. Educação física

O espaço para as atividades físicas, ou seja, a aula de educação física é essencial na área externa da escola. Além de ter uma quadra coberta, para garantir que as aulas sejam realizadas mesmo com a chuva, é preciso de uma que combine uma série de fatores.

Uma quadra esportiva escolar deve ser, em primeiro lugar, segura para o uso. Assim como a área de lazer, a escolha do piso e equipamentos deve ser feita criteriosamente. Quando falamos de quadras, o piso é essencial para determinar a sua qualidade e segurança.

Para as quadras escolares, a recomendação é que o piso seja antiderrapante, atóxico, anti estático e tenha absorção de impacto. Dessa forma, as crianças poderão praticar as atividades físicas de forma segura e confortável.

Gostou de saber o que a área externa da sua escola deve ter? Para um ambiente seguro para os seus alunos, a Altipisos tem uma solução. O piso modular serve para área de lazer e quadras, garantindo tudo que um piso precisa ter. Para entrar em contato conosco e solicitar um orçamento, clique aqui.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail