Blog

O tipo de piso esportivo faz diferença na performance do atleta?


Quem pratica ou já praticou esportes sabe que o ambiente e a estrutura do local influencia muito na performance do atleta. Essa estrutura abrange desde a localização de uma quadra ou ginásio, se o local é coberto ou não, até mesmo o tipo de piso utilizado no revestimento.

Se as atividades físicas foram praticadas em um ambiente adequado e, principalmente, que possua o piso ideal para a realização de esportes, os riscos de ocorrerem lesões são menores e a performance do esportista tende a ser muito melhor.

Nós, da Altipisos, preparamos este artigo para você entender qual o impacto do tipo de piso na performance do atleta e como isso pode fazer toda a diferença. Continue a leitura!

Como o tipo de piso influencia a performance do atleta? 

Ao praticar exercícios, principalmente os de alto impacto, o corpo exerce força contra o solo. Se esses impactos ocorrem com frequência, o atleta pode sofrer lesões e, até mesmo, desenvolver algum processo inflamatório ou entorse.

Em modalidades como vôlei, basquete e handebol, por exemplo, são executados  saltos e movimentos rápidos. Nesses casos, o impacto em algumas regiões do corpo, como  os joelhos, pode ser extremo, o que pode resultar em lesões

Um atleta, ao praticar as atividades em local com revestimento apropriado, além de correr menos riscos de se machucar, poderá praticar o esporte da forma correta e garantir muito mais rendimento durante os exercícios.

Quais pisos geram mais impactos nos atletas

Dependendo do tipo de piso instalado no local, o impacto no desempenho do atleta pode ser diferente. Conheça alguns que mais influenciam a performance na atividade esportiva:

Asfalto: esse piso é um dos que mais gera impacto, toda energia pisada bate no chão e é direcionada para os ossos. Nesse caso, o atleta, além de ter que se preocupar com o modelo de calçado, precisa fortalecer a musculatura para diminuir o impacto nos ossos.

Concreto: quem está acostumado a correr no asfalto e passa a correr no concreto pode notar uma alteração em sua performance. O atleta terá que alterar a maneira como corre e realizar uma aterrissagem mais suave, na tentativa de diminuir o impacto.

Grama: por ser mais lisa e macia que outros pisos, é uma alternativa de atletas que estão se recuperando de lesões. Porém, se o local possuir irregularidades, pode causar danos no tornozelo.

Areia: por conta dos desníveis, podem ocorrer lesões em tornozelo, joelho e quadril. A prática deve ser curta e com calçado específico. No caso de areia da praia, é necessário estudar a maciez da areia, que pode ser dura ou fofa, além da angulação. Prefira praias planas e de areia dura.

Cada tipo de piso esportivo pode fortalecer determinada musculatura, por isso, muitos corredores treinam em mais de um tipo de revestimento.

Piso modular garante baixo impacto para todas as modalidades

O piso modular possui baixo impacto e, por isso, é uma alternativa versátil, com baixo custo de instalação e que quase não exige manutenção. Além disso, é um revestimento que reduz as chances de lesões, pois a sua superfície oferece proteção contra escorregamentos, mesmo que esteja molhada ou com sujeira. A tecnologia de amortecimento ajuda a evitar danos no caso de quedas.

O revestimento modular é fabricado com polipropileno virgem e é perfeito para quadras esportivas por reduzir o impacto nos atletas. Além disso, possui muita resistência e, consequentemente, alta durabilidade.

Entre todas as opções de pisos esportivos, esse é um dos mais duráveis, que promove mais saúde para seus usuários e é esteticamente agradável. É o revestimento que mais garante conforto e segurança, o que beneficia a performance de quem está realizando alguma atividade esportiva.

Você já sabia sobre a influência do tipo de piso esportivo na performance dos atletas? Já sabia das vantagens do piso modular? Conheça nossos produtos, acesse nossa página principal e saiba mais.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail