Blog

Cuidados essenciais para a prática de esportes em dias frios


Os dias mais frios tornam a prática de esportes mais difícil, não é mesmo? Com as temperaturas mais baixas, é mais complicado sair de casa e levantar mais cedo da cama, para realizar os treinos diários. No entanto, é válido lembrar que mesmo nesse período, é importante manter a rotina de exercícios físicos.

Praticar esportes em dias frios, inclusive, garante diversos benefícios, como, por exemplo, otimizar o gasto calórico. Porém, para que essas atividades sejam mesmo vantajosas, são necessários certos cuidados.

Para te orientar sobre esse tema, preparamos esse artigo com todos os cuidados essenciais para a prática de esportes em dias frios. Acompanhe!

Quais cuidados tomar antes da prática de esportes

Antes de partir para os exercícios durante o inverno, algumas orientações são fundamentais de serem seguidas, confira as 6 principais:

1. Não abra mão do aquecimento 

Antes de iniciar qualquer atividade física, é imprescindível fazer o aquecimento

Antes de iniciar qualquer atividade física, é imprescindível fazer um bom aquecimento para preparar o organismo, aumentar a temperatura corporal e o metabolismo. 

Para isso, você pode fazer uma caminhada ou uma pequena corrida, de 10 a 20 minutos. O ideal é dobrar o tempo de aquecimento, se você costumava fazer em 10 minutos no verão, agora faça em 20 minutos.

2. Alongue-se

Assim como o aquecimento, o alongamento ajuda a regular a temperatura corporal e relaxa os músculos

Alongar o corpo garante que seus músculos e articulações tenham mais elasticidade. Com os alongamentos, o risco de entorse e lesão muscular, que são mais comuns com as baixas temperaturas, diminui drasticamente.

E assim como o aquecimento, ajuda a regular a temperatura corporal e relaxa os músculos, que com o frio costumam estar mais rígidos e contraídos.

3. Vista-se adequadamente

Escolha roupas que, ao mesmo tempo que te aquecem, permitam a sua movimentação completa

No calor, quando estamos em atividades intensas, quanto menos roupa melhor! Afinal, com o suor e a necessidade de se movimentar, muita roupa atrapalha os treinos. No entanto, com o tempo frio, a dica é escolher roupas que, ao mesmo tempo que te aquecem, permitam a sua movimentação completa. 

À medida que seu corpo estiver aquecido é permitido tirar algumas peças. Além disso, se as atividades foram ao ar livre, alguns acessórios se tornam necessários nessa época, como as luvas e os gorros. Eles aquecem e protegem de possíveis dores, que no frio, são mais intensas.

4. Não esqueça de se hidratar 

Mesmo que não tenha tanta sede, beba água

A hidratação é um dos pontos mais importantes na prática de esportes. No frio, as pessoas tendem a beber menos água, o que pode causar desidratação, especialmente durante os exercícios mais prolongados e intensos

Mesmo que não tenhamos tanta sede, devemos beber água para evitar problemas cardiovasculares e renais.

5. Respeite seus limites

Pegue leve durante a prática de esportes no frio!

Com o frio, a tendência é que o corpo demore mais para dar os alertas de cansaço, por isso, a sensação de que podemos treinar mais, é comum. Um dos sinais que demoram a surgir é o suor, justamente pela temperatura baixa. Sendo assim, pegue leve durante a prática de esportes no frio! 

É importante lembrar também que não se deve praticar esportes se você estiver doente. No inverno, há maior recorrência de viroses e outras doenças respiratórias. Em tempos de gripe e covid-19, é mais arriscado ainda fazer exercícios quando se está doente. 

Ou seja, em caso de gripes, resfriados ou outras enfermidades, vale ficar descansando no edredom. Mas só nesses casos, hein!

6. Prefira locais fechados

A Altipisos é especialista em engenharia esportiva, tanto para ambientes abertos como fechados

Se o esporte que você pratica pode ser realizado em locais cobertos, prefira essa opção. Durante o outono e inverno, em algumas horas do dia, o frio é intenso.

Por conta disso, prefira atividades que possam ser realizadas dentro de um ginásio ou uma quadra coberta.

A Altipisos é especialista em engenharia esportiva, fornecendo os melhores pisos esportivos, tanto para ambientes abertos como fechados, podendo ser piso modular indoor ou outdoor.

Seguindo todas essas orientações, não tem desculpa para deixar de lado a prática de esportes por conta do tempo gelado. Nos siga nas redes sociais, Facebook e Instagram, e continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas como essas.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail