Blog

Como é feito o piso modular?


Que o piso modular é a melhor opção para quadras e ginásios esportivos, além de espaços de recreação, como playgrounds, você já sabe. O que garante a qualidade do revestimento é justamente o seu material de alta tecnologia, que proporciona sua durabilidade, conforto e segurança, além de fácil instalação.

O revestimento é indicado tanto para quadras externas como internas, nos modelos indoor ou outdoor, e pode ser adaptado a qualquer modalidade esportiva.

Mas você sabe como é feito o piso modular? Para esclarecer essa dúvida, preparamos esse artigo, acompanhe!

Qual é o material usado na fabricação do piso modular?

O revestimento modular é feito de polipropileno virgem. Também conhecido como PP, o polipropileno é um polímero termoplástico. Para te ajudar a entender melhor, vamos explicar esses conceitos:

Um polímero termoplástico é um plástico que, quando exposto a uma certa temperatura, se modifica. Quando frio, o polímero termoplástico se endurece. Quando quente, se torna líquido. Essa mudança de temperatura possibilita que o plástico se molde de diversas formas, atendendo várias necessidades.

Além disso, o material é atóxico, possui resistência à fadiga mecânica e tem fácil moldagem e coloração.

Composição

O material é formado por uma composição de polipropileno e aditivos que o torna muito resistente. São os aditivos que garantem o seu uso para diversas finalidades. Praticamente todos os polímeros que são utilizados para a fabricação de produtos têm em suas composições um aditivo para melhorar seu desempenho. Dentre eles, o piso modular necessita:

– Aditivo antioxidante: garante que o revestimento não perca a vida útil;

– Aditivo antiestático: permite a tranquilidade dos usuários, pois não descarrega a energia  no atleta;

– Aditivo anti-UV: aumenta a resistência à ação dos raios UV;

– Aditivo antifúngico: garante qualidade e tempo de uso;

– Aditivo de absorção de impacto: aumenta a flexibilidade e a capacidade de absorção de impacto;

A variedade é gigante, e tudo depende da sua utilidade. Conhecendo alguns dos principais aditivos dá pra perceber por que são tão importantes.

Piso totalmente reciclável

O piso modular não é feito de material reciclado, no entanto, é totalmente reciclável e reutilizável, com um ciclo de vida longo e substituível. Ao final de sua vida útil, é triturado e reaproveitado como matéria-prima para novos produtos.

Além disso, diferente de uma obra normal, a instalação do revestimento modular não deixa resíduos, entulhos, materiais químicos e desperdícios de matéria-prima. Na instalação, como as peças já vem prontas, elas só precisam ser encaixadas uma nas outras. Isso torna o processo rápido, prático e não agride o meio ambiente.

Como é a montagem do piso modular?

Agora que você já sabe do que é feito o piso modular, está na hora de entender como é feita a instalação. A montagem é rápida e prática porque é um material que possui encaixes. Podemos dizer que funciona como um quebra-cabeça, onde cada peça encaixa perfeitamente na outra. 

A montagem é rápida e prática.

Para a sua instalação só é preciso que o piso da quadra esteja nivelado, garantindo que o revestimento  fique bem firme. Se a sua quadra já está nivelada, em até 48 horas o local já estará pronto para uso.

Reformas em geral costumam ser trabalhosas, necessitando interditar o local e causando sujeira por toda parte. Com o revestimento modular não tem reforma, nem resto de obra e muito menos barulho! E sim, uma quadra perfeita para o uso rapidamente.

Confira o vídeo com a instalação do piso na Arena Jaraguá:

Seja em quadras, playgrounds ou outros ambientes, escolha sempre um piso seguro e com boa durabilidade, como o modular.

Na Altipisos você encontra o revestimento ideal para a sua necessidade. Nossa instalação é rápida, em até 48 horas, sem sujeiras e grandes transtornos. Quer saber mais sobre o piso modular? Conheça nossos produtos e, se preferir, entre em contato.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail