Blog

Você já pensou em ter uma mini quadra em casa?


Talvez você já tenha imaginado ter um espaço de lazer acessível e prático em casa. Uma ótima opção é a  instalação de uma mini quadra esportiva. Essa alternativa pode trazer muitos benefícios para você, sua família e até mesmo para o seu imóvel.

Caso você ainda esteja em dúvida sobre esse investimento, nós da Altipisos reunimos algumas das diversas vantagens de apostar nesse modelo de quadra. Confira.

O que é uma mini quadra?

Este tipo de quadra se caracteriza por ser uma versão de tamanho reduzido de uma quadra esportiva tradicional. Ela pode ser feita para crianças pequenas, ou seja, com tudo reduzido. Neste caso, tanto o tamanho da quadra, quanto das traves são pequenos. 

Há casos onde a quadra é especificamente para crianças pequenas — mesmo que haja espaço o suficiente para quadras maiores. Dessa forma, a quadra é propositalmente pequena, especialmente para a diversão dos pequenos.

Quais as vantagens de ter uma mini quadra?

Um dos principais pontos positivos desse investimento é ter um espaço prontinho para a prática de exercícios no próprio quintal ou condomínio. Esse é um grande incentivo para evitar o sedentarismo e adotar um estilo de vida mais saudável. Conheça alguns outros benefícios:

1. Versatilidade na instalação

Uma grande vantagem, é que se o local não tem um grande espaço para a criação de um novo projeto, esse fator não precisa ser impeditivo para se ter um  local de qualidade para os momentos de lazer e de práticas esportivas.

No pátio de casa, em playgrounds e áreas externas de condomínios, é possível instalar quadras menores sem dificuldades e usufruir de seus benefícios.

2. Valorização do imóvel

Espaços de lazer sempre valorizam um imóvel. Uma área externa bem equipada com diferenciais como a mini quadra esportiva vai valorizar ainda mais o seu patrimônio. Sendo assim, se você quiser vender ou alugar o imóvel, vai valer mais do que quando você comprou. 

3. Proporciona momentos de lazer

Com a rotina corrida, nem sempre é possível ter momentos de lazer e atividades físicas, quando esses necessitam de deslocamentos. Nesses casos, ter um espaço seguro e divertido para essas atividades é uma grande vantagem.

Saiba as medidas oficiais de uma mini quadra

Antes de iniciar a obra, o primeiro passo é pensar no espaço disponível para esse projeto. Escolher o tipo de quadra também depende muito da finalidade para a qual o ambiente será destinado, mas as medidas e normas acabam sendo sempre as mesmas, com no máximo algumas variações. 

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as medidas oficiais para esses modelos de quadra são:

– Mini quadra (infantil): 4x8m; 5x10m.

– Quadra pequena: 10x18x5,5m.

As bases para as imposições normativas são referências internacionais, vindas da Alemanha e da União Europeia, e também na norma brasileira (ABNT NBR 14050:1998 “Projeto, execução e avaliação do desempenho – procedimento”), que regula os revestimentos de alto desempenho.

Piso modular para mini quadras

Depois de optar pela mini quadra, a escolha do piso é muito importante, já que, além de impactar no seu uso, faz toda a diferença na estética do local. Por ela estar, na maioria das vezes, no quintal de uma casa, é recomendável escolher um piso com fácil manutenção, uma vez que não haverá a equipe de um condomínio para auxiliar nos reparos.

Outra característica presente no piso ideal é a resistência ao clima, incluindo a proteção contra raios solares e a permeabilidade. A permeabilidade, aliás, é um ponto importantíssimo a ser considerado, ela é a capacidade do piso de não acumular água na sua superfície. 

O piso modular é um dos que mais atende às especificações mencionadas, além de ser uma opção de fácil instalação, não sendo necessário realizar uma obra complexa no local.

E aí, o texto despertou a sua vontade de montar um espaço assim na sua casa?  Para receber outros conteúdos como este, não deixe de conferir nosso Facebook e Instagram.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail