A Copa do Mundo é uma competição de futebol que contagia pessoas do mundo inteiro. Durante cerca de um mês, seleções de 32 países disputam a taça do campeonato. E, durante esse período, é normal que o torneio, assim como seus times e seus jogadores, sejam os assuntos mais comentados do momento.
Neste ano, o evento acontece no Qatar, um país localizado no Oriente Médio, sendo organizado mais uma vez pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Faltando pouco tempo para o início da competição, marcado para 20 de novembro, só se fala nisso!
Mas você sabe o que as quadras esportivas têm a ver com a Copa do Mundo? Talvez você nem imagine, mas muitos dos craques das seleções começaram a jogar nelas, como Ronaldo, Neymar, Messi e até mesmo Marta. Hoje, nós da Altipisos, vamos revelar um pouco sobre essa curiosidade. Acompanhe!
Do futsal para a Copa do Mundo
Quem gosta de esporte, sabe que o futsal é uma grande porta de entrada para muitos talentos do futebol. A modalidade revelou astros consagrados nos campos em diversas épocas.
Não é à toa que, com frequência, os jogadores usam movimentos e fundamentos característicos do futebol de salão nos principais campeonatos do mundo, como o drible curto e até mesmo o goleiro jogando com os pés.
Jogadores que começaram em quadras
Como mencionamos, são diversos os craques da bola que começaram a jogar em quadras esportivas, no futebol de salão. Confira:
Neymar
Um dos principais jogadores brasileiros da atualidade, Neymar iniciou sua carreira cedinho, aos 7 anos de idade, jogando em quadras. Ele marcou 23 gols em um torneio regional com a camisa da Portuguesa Santista, levando seu primeiro prêmio individual.
Foi aos 11 anos, em 2003, que Neymar migrou para o futebol e começou sua trajetória no Santos. No entanto, o craque seguiu conciliando o campo com o salão até os 14 anos de idade.
O jogador já admitiu que o futsal foi crucial para o seu desenvolvimento como atleta, pois a ajudou a adquirir técnicas de velocidade e habilidade para fazer movimentos em espaços abertos.
Ronaldo
Ronaldo Fenômeno, como é conhecido, muito antes de brilhar nos gramados da Copa do Mundo, pela seleção brasileira, e de se destacar no mundo inteiro, com as camisas de Barcelona, Inter, Real Madrid, Milan, e outras, teve uma curta trajetória pelo futsal.
Ele atuou pelo Social Ramos Clube e Grajaú Country na infância, no Rio De Janeiro, antes de chegar ao São Cristóvão, clube que o revelou para o futebol profissional. Levando a técnica que aprendeu nas quadras para os gramados, é o segundo maior artilheiro da história da Copa do Mundo.
Lionel Messi
Não são apenas os brasileiros que iniciaram a trajetória em quadras esportivas. Seis vezes melhor do mundo e considerado um dos maiores jogadores de sua geração e de todos os tempos, o argentino Lionel Messi deu seus primeiros passos no salão do Newell’s Old Boys, clube de Rosário, onde também surgiu para o futebol de campo antes de se transferir para o Barcelona.
Marta
Do lado feminino, temos como exemplo a jogadora Marta, a maior artilheira de todas as Copas do Mundo Femininas, também começou a trilhar seu caminho de sucesso no futsal. Ela jogou pela Associação Atlética Banco do Brasil, de Minas Gerais, em 2002, alguns anos antes de ir para os campos.
Marta é considerada uma das maiores jogadoras de futebol da história, dona de mais de 50 títulos individuais e coletivos, além de 108 gols com a camisa da seleção brasileira. Já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por seis vezes, sendo cinco de forma consecutiva, um recorde não apenas entre mulheres mas também entre homens.
Ansioso pela Copa do Mundo? Agora você já sabe um pouco mais sobre a trajetória de alguns craques que estão presentes na competição ou que já fizeram parte da história da do campeonato. E sabe também, por que as quadras esportivas são tão importantes para o futebol.
E para continuar revelando talentos, essas quadras devem ter boa qualidade e estrutura, com as da Altipisos.
Gostou dessas curiosidades? Então continue acompanhando conteúdos como esse em nosso blog e redes sociais.