Blog

Por que ter uma quadra esportiva no ambiente de lazer da empresa?


Além de todos os benefícios para a saúde, a prática de atividades físicas também tem impacto direto no ambiente profissional. Uma quadra esportiva garante que os colaboradores, além de se exercitarem, tenham momentos de lazer e socialização, o que aumenta a integração e entrosamento da equipe.

Esses espaços proporcionam, além de uma melhor qualidade de vida, mais saúde e uma rotina mais ativa, o que, consequentemente, diminui a incidência de doenças.

Muitas pessoas acham que uma quadra esportiva só é importante para escolas, praças e condomínios, mas nós, da Altipisos, vamos falar sobre a importância desse espaço em um ambiente corporativo. Continue a leitura.

Quais são as vantagens de uma quadra esportiva em ambientes de lazer da empresa? 

Como você deve saber, praticar esportes é importante na vida de todas as pessoas. Se a sua empresa possui uma área de lazer, onde pode ser pensado um projeto de quadra esportiva, invista nesse espaço! Saiba por que:

Praticar exercícios previne doenças 

Sobrepeso e obesidade, pressão alta e problemas cardíacos, consequentes do sedentarismo, são alguns dos principais problemas de saúde no país. 

Como mencionamos anteriormente, o incentivo à prática esportiva garante mais saúde, o que diminui a incidência de doenças. O resultado é uma equipe mais saudável que, consequentemente, vai precisar de menos internações hospitalares e menos gastos com planos de saúde.

Prática de esportes aumenta a produtividade no trabalho

Um estudo realizado pela Leeds Metropolitan University, do Reino Unido, revelou que os benefícios do exercício físico vão muito além de um corpo saudável. A prática de esportes também pode ajudar a aumentar a sua produtividade no trabalho.

O estudo pesquisou mais de 200 profissionais que têm acesso a ginásios esportivos ou academias perto ou até mesmo dentro do local de trabalho. Foi avaliada a performance declarada por estes profissionais ao longo do tempo, comparando os dias em que eles haviam se exercitado ou não.

Nos dias em que eles foram na academia, seu desempenho no trabalho também aumentou. Os trabalhadores relataram ser mais efetivos, ter melhores interações com seus colegas e se sentirem mais satisfeitos ao final do expediente.

Além disso, o esporte desenvolve capacidades importantes para a vida profissional, como a competitividade, disciplina, liderança, motivação e a criatividade.

Qualidade de vida e saúde mental

Além de toda a qualidade de vida que praticar exercícios com frequência garante, isso interfere diretamente na saúde mental dos trabalhadores. Você já deve ter ouvido falar que a depressão é o mal do século. E cada vez mais as empresas estão se preocupando com o lado emocional de seus colaboradores.

Praticar exercícios ajuda a evitar que problemas como esses ocorram, pois ao realizar atividades físicas, o corpo libera hormônios como endorfina e serotonina, que trazem a sensação de bem-estar.

Além de depressão, a prática esportiva nas instituições coopera, também, com a diminuição de outros problemas sociais e psicológicos, como ansiedade, insônia, agressividade e estresse. 

Quadra esportiva proporciona socialização e integração da equipe

A prática de esportes favorece o clima organizacional e aumenta a motivação dos colaboradores. Isso porque as atividades aumentam o entrosamento e integração entre os membros da organização.

Uma equipe mais unida, com certeza irá ter uma comunicação melhor, aumentando a colaboração entre os setores e, assim, gerar mais resultados. 

Algumas corporações já investem em salas de jogos ou espaços de descanso para a equipe, mas uma quadra esportiva garante benefícios a longo prazo muito mais eficazes. Se o local disponível para o projeto não for tão grande, pode ser feita uma mini quadra.

Oferecer ambientes para atividades físicas é muito mais do que proporcionar lazer e diversão para a equipe. Uma quadra esportiva ajuda a promover a saúde e o desenvolvimento de habilidades físicas e pessoais.

Mas para que esse ambiente seja aproveitado da melhor forma e seja seguro, sem colocar em risco os seus colaboradores, o local deve ter uma estrutura de qualidade. Altipisos trabalha com o que há de melhor em pisos esportivos. Acesse e conheça o piso modular.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail