Blog

Qual o objetivo da prática de esportes na educação?


Você também pode ouvir este post através do player acima!

Quando falamos de educação, não nos referimos apenas às atividades dentro de sala de aula. A prática de esportes faz parte do processo de aprendizagem escolar. Praticar exercícios físicos faz parte do desenvolvimento de todos os alunos, durante a infância e adolescência.

Momentos de lazer, recreação, socialização e prática de atividades físicas, garantem mais qualidade de vida, saúde e integração entre os alunos na instituição. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a prática de esportes entre crianças e adolescentes é predominante nas aulas de Educação Física, matéria obrigatória na grade curricular da Educação Básica no Brasil. 

Por isso, nesse artigo, nós, da Altipisos, vamos abordar sobre o objetivo da prática de esportes na educação. Acompanhe.

Benefícios da prática de esportes nas escolas

Como mencionamos, são diversos benefícios, que envolvem lazer, socialização e uma rotina mais saudável, confira:

Proporciona mais saúde e consciência corporal

Problemas de saúde como sobrepeso e obesidade infantil podem ser evitados com o incentivo das atividades físicas nas escolas. As aulas de educação física e a participação de alunos em campeonatos esportivos, podem desempenhar um papel-chave na prevenção desses problemas de saúde.

Além disso, atividades físicas criam consciência corporal, que significa tomar consciência de seu próprio corpo, reconhecendo e identificando processos e movimentos corporais, internos e externos. 

Atividades simples, como alongamentos e alguns exercícios de yoga, também melhoram a postura, auxiliam na redução dos danos causados pelos erros posturais, além de serem meios para evitar o desenvolvimento de desvios de postura corporal.

Garante momentos de socialização

Uma das principais vantagens das atividades esportivas na escola é a socialização entre os jovens. Em qualquer instituição, podem ocorrer situações em que alunos precisam reavaliar sua postura perante os demais alunos ou grupos.

Para esses momentos, os efeitos da prática esportiva refletem positivamente no relacionamento entre os alunos, pois o esporte tem impacto direto na capacidade de crianças e adolescentes conviverem com pessoas diferentes, saberem introduzir novas pessoas em seus ciclos de amizade e respeitarem a diversidade.

Estimula o trabalho em equipe 

Seja em um esporte coletivo ou individual, não existe vitória sem trabalho em equipe. Os exercícios esportivos na escola transmitem ensinamentos muito valiosos para a convivência em sociedade e para o sucesso profissional.

Aprender a trabalhar em grupo é uma virtude importante para garantir boas oportunidades de trabalho, além disso, os esportes – especialmente os coletivos – ensinam que a união e o espírito de equipe são fundamentais para garantir bons resultados quando os desafios vêm à tona, sejam eles dentro de uma quadra ou em uma equipe de trabalho.

As atividades físicas realizadas em equipe estimulam os alunos a fazer novas amizades, aceitar as diferenças e transmitem valores de igualdade e união.

Auxilia na formação ética e moral

A prática de atividades físicas trabalha o respeito ao adversário, o fair play e os aspectos éticos. Bons professores de educação física sabem que, uma das suas missões como educadores, é transmitir a ética presentes nas modalidades esportivas.

Respeito, empatia e superação de adversidades são valores essenciais para a formação desses cidadãos, e o esporte é uma forma de iniciar, ou intensificar, a transmissão deles.

Com todas essas informações, você já deve ter percebido que criar uma rotina de atividades físicas é o melhor caminho para uma vida saudável e para o desenvolvimento de muitos valores importantes para os alunos.

O esporte contribui para a formação de indivíduos mais saudáveis, responsáveis e capazes de respeitar as diferenças. Mas para que a prática de esportes seja segura e benéfica, o local deve ter estrutura adequada, como um bom cercamento, acessórios esportivos e o piso adequado.

Uma ótima opção é o piso modular, que é seguro, possui amortecimento de impacto, auxiliando no desempenho dos atletas, e tem tecnologia antiderrapante, ou seja, nada de escorregões durante as aulas! 

Gostou dessas dicas? Continue acompanhando conteúdos como esse em nosso blog e redes sociais.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail