Blog

Reforma da quadra poliesportiva: como fazer e quais as vantagens?


Seja um clube, uma escola ou um condomínio, qualquer lugar que possui uma quadra poliesportiva deve se atentar à manutenção do espaço. Áreas destinadas à prática de esportes e lazer não podem ser negligenciadas. 

Manter o local em perfeito estado é essencial para garantir a segurança e desempenho de todos os frequentadores. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como fazer a reforma da quadra poliesportiva e quais as vantagens.

Quais as vantagens?

No que diz respeito à manutenção e modernização desses espaços, realizar uma reforma da quadra poliesportiva é uma forma de mantê-las mais atrativas para seus usuários. Entre as principais vantagens estão:

1. Evitar acidentes

Muitos acidentes podem ser evitados com manutenção em dia e um pouco de prudência por parte dos usuários. Existem situações em que a culpa dos acidentes é atribuída ao usuário e outras ao responsável pelo local.

Se o acidente for causado por falta de manutenção da quadra, o condomínio poderá ter que responder pelo acidente. Por isso, realizar a reforma da quadra poliesportiva é uma forma de prevenir transtornos.

2. Valorização do local

Promover uma reforma é uma maneira de valorizar as áreas comuns de condomínios, clubes ou escolas. Com uma quadra em boas condições, o espaço se tornará mais atrativo para moradores ou frequentadores.

A valorização pode proporcionar diversos benefícios, como ajudar a aumentar o preço de venda dos apartamentos do condomínio, ou até justificando um aumento de mensalidade do clube ou escola.

3. Quadra poliesportiva de qualidade e frequentadores satisfeitos

Realizar uma reforma da quadra poliesportiva é garantir a qualidade e segurança de seus usuários. Quadras fora do padrão ou sem manutenção podem gerar diferentes problemas físicos aos seus frequentadores.

Além disso, você vai garantir a satisfação dos usuários, sejam eles condôminos, sócios do clube ou alunos. Isso porque a maioria das pessoas tende a se impressionar e valorizar mais investimentos que apresentem uma boa infraestrutura.

Quando realizar a reforma da quadra poliesportiva?

Geralmente, o tempo de uso e as condições climáticas interferem na durabilidade dos elementos que compõem o espaço. Sendo assim, é comum observar diversas falhas na infraestrutura. Fique atento aos principais problemas e saiba quando optar pela reforma:

1. Piso desnivelado

Esse problema ocorre pelo déficit de terraplanagem adequada. Geralmente, essa falha surge em decorrência de um mau planejamento da construção da área, podendo causar empoçamentos de água no chão, prejudicando a segurança dos usuários.

2. Concreto quebrado

O concreto é um material de alta rigidez, para chegar ao ponto desse elemento resistente se quebrar, alguns fatores específicos são suspeitos, como problemas na fundação, ausência de pintura impermeabilizante, empoçamentos de água e a presença de objetos pesados concentrados nos apoios.

3. Pintura danificada

A incidência de chuva e sol no local compromete a durabilidade das tintas. O resultado é demarcações falhadas e postes de metal enferrujados. A reforma da quadra através da pintura é a única saída!

4. Redes rasgadas

O uso constante pode danificar as redes da quadra. Desse modo, o principal acessório de alguns esportes, como vôlei e tênis, tem sua estética prejudicada e ainda perde sua função. 

Como realizar a reforma da quadra poliesportiva

1. Substitua itens inutilizáveis

A primeira coisa a fazer é substituir itens que não estão em boas condições de uso. Observe o estado de conservação das redes, traves do gol, bolas e outros materiais esportivos. Caso haja algum defeito, substitua-o por outro mais novo.

2. Impermeabilização do piso

Essa solução protege o piso contra infiltração de água e garante a segurança do que estiver abaixo dele. Nesse caso, o ideal é usar tintas específicas, com maior resistência ao sol e à chuva.

3 . Mantenha a iluminação adequada

Você pode fazer uma pequena reforma da quadra poliesportiva apenas trocando as lâmpadas da área. Aposte em refletores com luzes de LED para garantir a correta iluminação, principalmente para quem treina à noite.

4. Renove a pintura

As demarcações no chão são extremamente importantes para a execução de certos esportes. Para pintar o piso, por exemplo, use uma tinta acrílica resistente aos raios UV. Repita o processo anualmente. 

5. Troque o piso

Optando pelo piso modular, a reforma da quadra estará pronta em menos de 48 horas, este piso  pode ser instalado em áreas internas e externas. Para a instalação do piso modular é necessário que o piso da quadra já existente esteja nivelado. Esse modelo é de fácil limpeza, com absorção de impacto, tem proteção UV e possui vida útil em torno de 20 anos.

reforma da quadra poliesportiva

Efetuar uma reforma da quadra poliesportiva é um investimento que evitará acidentes que podem trazer responsabilidades legais ao condomínio, escola ou  clube. Entre as principais vantagens estão a satisfação dos usuários, espaço de qualidade e valorização do local. 

E então, entusiasmado para realizar esse projeto? Conte com uma empresa de confiança! Siga nosso Facebook, Instagram e Linkedin e conheça mais sobre nossos serviços.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail