Blog

Acidentes em quadras: de quem é a culpa?


As quadras esportivas são sem dúvida uma das principais opções de lazer para muitos brasileiros. Seja nos clubes esportivos, nos condomínios ou até mesmo nas universidades, esses espaços estão sempre sujeitos a uso e exposição constantes — o que pode acarretar em acidentes em quadras.

Cada caso de acidentes em quadras apresentará suas particularidades, por vezes será um erro honesto de um determinado esportista, por outras será a falta de manutenção do piso da quadra ou demais equipamentos oriundos a ela. Mas a verdade é que o elemento causador do acidente jamais será identificado em um primeiro momento.

Independente do grau de severidade do acidente, o atendimento de primeiros-socorros sempre deve ganhar prioridade, já que a preservação da saúde dos usuários da quadra é de suma importância, e demais prejuízos materiais podem ser recuperados posteriormente. 

O que não impede as pessoas envolvidas de buscarem um culpado logo após o ocorrido. Mas afinal, como podemos identificar o fator causador dos acidentes em quadras?

Para responder essa pergunta, nós da Altipisos preparamos o texto de hoje, no qual nos debruçamos sobre as contradições que podem surgir em decorrência de acidentes em quadras, como identificar os fatores contribuintes para cada caso e quem deve arcar com a responsabilidade.

Se interessou pelo tema? Então acompanhe conosco!

Boa leitura!

O que são considerados “acidentes em quadras”?

Antes de mais nada, é importante classificarmos exatamente o que estamos nos referindo quando falamos de acidentes em quadras. 

Ao falarmos desse tipo de ocorrência, nos referimos a acidentes que envolvem um ou mais atletas que estão fazendo uso da quadra de esportes, e acabam se envolvendo em um acidente que envolva algum elemento estrutural da quadra em si.

Ou seja, falamos aqui de eventos em que a ambiguidade é um elemento presente em cena, quando não temos certeza de quem deve ser responsabilizado pelo acidente. Pode ser o caso de responsabilização dos esportistas que utilizaram os equipamentos de maneira imprópria, ou pode ser uma falha de instalação de piso modular, falha de equipamento, falta de manutenção, e por aí vai.

Acidentes em quadras: contendo a situação

Como mencionamos anteriormente, muitas pessoas, no calor do momento, tendem a entrar em estado de choque ou alerta e buscar incessantemente por um culpado pelo acidente ocorrido, sendo muitas vezes incapazes de analisar a situação racionalmente — ao menos em primeiro momento.

Para tanto, é importantíssimo que pessoas terceiras intervenham, de forma a evitar truculências desnecessárias e potencialmente perigosas

Pessoas que estejam praticando outros esportes nas proximidades podem ser chamadas, mas recomendamos dar preferência aos responsáveis pela segurança e integridade do local — geralmente síndicos e gerentes, dependendo do local.

Com a situação controlada, é a hora de analisar a ocorrência de forma holística e totalizante, buscando constatar o que permitiu que o acidente ocorresse e quem responderá pelo ocorrido, seja em acordo estabelecido por ambas as partes ou, em último caso, judicialmente.

A importância de uma análise totalizante

De maneira geral, o primeiro aspecto a ser analisado é se os esportistas estavam em plena conformidade com as normas de uso das quadras, fornecidas tanto por condomínios quanto clubes esportivos. Essa etapa é amplamente baseada na coleta de testemunhos, que devem ser checados entre si para verificar a veracidade das informações.

Por exemplo, se um dos usuário da quadra de esportes pendura-se em um dos equipamentos — em uma trave de futsal, digamos — e subsequentemente essa pessoa cai junto com o equipamento, isto é classificado como uso impróprio e a administração do espaço não pode ser responsabilizada pelo ocorrido.

Por outro lado, há a possibilidade dos acidentes em quadras de esportes serem causados por equipamentos e mau estado de conservação, ou seja, quando os responsáveis pela manutenção do espaço não o mantêm em condições ideais para uso.

Por lei, todo o espaço de lazer, desde quadras esportivas até playgrounds infantis, precisa ter sua manutenção em dia para ser considerado adequado para uso. Portanto, se um usuário de uma quadra se acidentar em decorrência de um desnível entre as placas do piso ou pela baixa aderência de um piso gasto, a responsabilidade cai sobre os responsáveis pelo espaço.

Entendeu um pouco melhor sobre o do tema? Quer saber mais sobre assuntos relacionados? Então não deixe de conferir o blog da Altpisos e seguir nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail