Blog

Por que trocar o piso da quadra de madeira pelo piso modular?


No meio esportivo existem muitas modalidades praticadas e essa diversidade se reflete nas variadas opções de ambientes para as suas práticas. E para cada ambiente, também existem diferentes tipos de pisos esportivos. Nós já mencionamos aqui sobre as vantagens do piso modular para as mais diversas modalidades de esportes.

Cada revestimento esportivo possui características próprias, vantagens e desvantagens para uma quadra de esportes. Uma das opções que é muito comum é o piso de madeira, mas muitas já estão sendo substituídas pelo piso modular. Continue a leitura e entenda por que!

Por que trocar o piso de madeira pelo modular?

Conheça as características de cada um dos revestimentos e entenda por que substituir o piso de madeira pelo modular:

Piso de madeira 

O piso de madeira para quadra esportiva é um dos mais comuns em ginásios diversos, devido à sua versatilidade e possibilidade da prática de diferentes modalidades. A maioria dos revestimentos de madeira têm sistemas que facilitam a absorção de choques.

Entre os tipos de pisos esportivos, esse é um dos que mais geram manutenção. O alto custo, tanto de instalação como de manutenção é a característica negativa deste material. 

O que acontece em muitos ginásios de esportes, é que não é feito a manutenção das telhas, assim acabam gotejando nas quadras de madeira e pode prejudicar o jogo por tornar-se podres. Se a manutenção não for realizada periodicamente, pode até gerar machucados devido as farpas que soltam das tábuas.

Para se obter um piso de madeira de qualidade é necessário utilizar madeira maciça de lei e tratá-la de forma específica contra a deterioração, além de impermeabilizá-la. Outra desvantagem é que ela está limitada a ambientes internos e sofre deterioração com o tempo, podendo mofar, levantar placas, soltar farpas e causar acidentes nos atletas.

Entre os tipos de pisos esportivos, o de madeira um dos que mais geram manutenção.

Piso modular

Se você acompanha nosso blog, já sabe que o piso modular é a melhor opção para quadras e ginásios esportivos. O que garante a qualidade do revestimento é justamente o seu material de alta tecnologia, que proporciona sua durabilidade, conforto e segurança, além de fácil instalação.

O revestimento é indicado tanto para quadras externas como internas, nos modelos indoor ou outdoor, e pode ser adaptado a qualquer modalidade esportiva.

Outra principal vantagem desse revestimento é a sua fácil instalação. A palavra ‘’modular’’ significa composto por módulos ou peças. As peças, ou módulos, são encaixados de forma simples e rápida, podendo ser instalado em menos de 48 horas, sem deixar resíduos, entulhos, materiais químicos e desperdícios de materiais.  

A fácil montagem, inclusive, permite que a estrutura seja desmontada e movida de lugar, sem nenhum prejuízo ao material, trazendo versatilidade aos espaços.

Além de todos esses benefícios, é uma escolha mais sustentável, pois seu material é totalmente reciclável e reutilizável, com um ciclo de vida longo e substituível. Ao final de sua vida útil, é triturado e reaproveitado como matéria-prima para novos produtos.

O piso modular é a melhor opção para quadras e ginásios esportivos.

Com todas as características mencionadas, não restam dúvidas das vantagens do piso modular em relação ao de madeira, seja em ambiente coberto ou ao ar livre. Se a sua quadra ainda possui piso de madeira e já está na hora de reformar ou trocar, é o momento de investir no revestimento modular!

Procure uma empresa especializada e reconhecida no mercado para fazer a instalação do piso, como a Altipisos. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail