Blog

Por que ter uma pista de trânsito para educação na escola?


Mesmo não sendo uma disciplina e não fazendo parte do currículo escolar obrigatório, muitas instituições de ensino já entenderam a importância desse aprendizado e já incluíram a educação para o trânsito no planejamento pedagógico da educação na escola. 

No Brasil o trânsito mata, anualmente, um número de pessoas superior a muitos conflitos bélicos e genocídios no mundo. Os especialistas da área estão cada vez mais reforçando que a saída para esse cenário é a educação.

Para isso, devem ser programadas ações na proposta pedagógica levando em consideração as fases do desenvolvimento dos alunos, observando-as e respeitando as suas diferenças individuais.

O ideal é poder criar espaços que proporcionem uma experiência o mais semelhante possível com as rotinas do trânsito, como uma pista de trânsito para escolas. Continue a leitura e entenda por que ter esses espaços nas instituições de ensino.

Como ensinar sobre trânsito na educação na escola? 

Algumas escolas organizam esse tipo de atividade, considerada “extraclasse”, no contraturno, o que é interessante. No entanto, o ideal seria que os educadores realizassem esse trabalho como um tema transversal, uma vez que os assuntos atuam como eixo unificador do qual organizam-se as disciplinas. 

Por isso, deveriam ser trabalhados de modo coordenado, e não como assunto descontextualizado. Utilizar o tema trânsito no dia a dia em sala de aula, dá muito mais significado a ele.

A principal questão sobre o trânsito na educação na escola deve ser a percepção de riscos. O aluno deve ser capaz de entender e diferenciar situações de risco de situações seguras. Essas atividades, devem conscientizá-los de que existem PEDESTRES, PASSAGEIROS DE VEÍCULOS e CICLISTAS, e não apenas condutores de veículos.

Educar crianças para o trânsito é, além de pensar nelas como futuros condutores, é pensar como pedestres e cidadãos e, desta forma, ter a esperança de um trânsito mais humano e responsável.

As atividades, devem conscientizá-los de que existem PEDESTRES, PASSAGEIROS DE VEÍCULOS e CICLISTAS.

Como utilizar a pista de trânsito na educação na escola? 

A pista deve ser sinalizada, semelhante com uma pista de verdade. Nela, podem ter demarcações no chão e placas de sinalização, assim como no trânsito, como a faixa de pedestres, limite de velocidade, lombada e semáforo.

Na pista, os alunos podem utilizar motocas, triciclos, bicicletas e aprender brincando como se comportam motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. O objetivo é que, com esse espaço, crianças sejam formadas cidadãs conscientes para o trânsito e também peçam que pais e familiares tenham o comportamento correto nas ruas.

Como a pista pode ser feita?

O material ideal para instalar uma pista de trânsito na escola é o piso modular, pois é um revestimento que garante segurança, é antiderrapante, possui absorção de impacto, é resistente a raios UV, não retém calor, além de não perder a cor como acontece com as pinturas com tinta.

Além disso, sua instalação é feita em até 48 horas, sem necessidade de obras e de interditar o local. O revestimento tem garantia de até 10 anos.

Atualmente as escolas já investem em programas educativos de trânsito para conscientizar os alunos. Mas a ideia é ir muito além disso, já existe, inclusive, um Projeto de Lei (PL 1.304/2022), para incluir a educação para o trânsito no currículo escolar.

A Altipisos tem como principal produto o piso modular e já desenvolveu projetos de pista de trânsito para educação na escola. Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba mais.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail