Blog

Ainda dá tempo de reformar a quadra da escola


O fim do ano é o período ideal para o planejamento da estrutura das instituições de ensino. Não há nada melhor do que iniciar o ano com a área de lazer renovada e a quadra da escola reformada.

As férias escolares são um período ideal para as escolas poderem planejar suas mudanças para começar o novo ano letivo da melhor maneira possível.

Neste artigo, a Altipisos vai te mostrar que ainda dá tempo de reformar a quadra da escola e receber os antigos e novos alunos com um ambiente acolhedor e bem estruturado. Continue a leitura!

Aproveite as férias escolares para planejar o ano letivo

Para os gestores de escola, as férias escolares não são só um período de descanso, mas também de muito trabalho e planejamento. É o momento ideal para traçar tudo que precisa ser feito e assim, iniciar o ano letivo com tudo pronto.

É possível realizar obras durante o ano letivo, no entanto, isso tem um lado negativo, pois os transtornos como barulho, entulhos, além da movimentação de outras pessoas na escola, podem atrapalhar os alunos. Por isso, as férias se tornam um ótimo momento para realizar qualquer tipo de reforma.

Realize, o quanto antes, um diagnóstico do que precisa ser consertado e monte um cronograma. Realizar um planejamento de obras e manutenção é essencial para garantir que tudo esteja pronto antes do retorno das aulas. 

Como saber se precisa reformar a quadra da escola? 

O tempo de uso e as intempéries são fatores que interferem diretamente na durabilidade da quadra da escola. Para saber se é o momento de reformar, observe alguns possíveis problemas:

1. Piso desnivelado

Esse problema geralmente ocorre pelo déficit de terraplanagem adequada. Normalmente, é consequência da falta de planejamento na construção da área, podendo causar empoçamentos de água no chão.

O piso é uma das partes mais importantes da quadra.

2. Problemas no concreto

Fatores como problemas na fundação, ausência de pintura impermeabilizante, empoçamentos de água e a presença de objetos pesados concentrados em alguns pontos, podem fazer o concreto quebrar, necessitando de reforma.

3. Desgaste da pintura 

Incidência de chuva e sol no local pode provocar falhas nas demarcações e enferrujar os e postes de metal. Restaurar o local através da pintura é fundamental nesses casos.

4. Redes danificadas

As redes da quadra da escola sofrem desgaste com o tempo de uso. Como esse é o principal acessório de alguns esportes, como vôlei, tênis e futebol, além de perder sua função, sua estética pode ser prejudicada. 

Planejando a reforma da quadra da escola

Você já entendeu que, aproveitar as férias para realizar manutenções, é uma ótima estratégia. Entre em contato o quanto antes com as empresas necessárias — tanto para a reforma quanto para outros reparos, e crie um cronograma, isso evita que a obra se estenda até a volta às aulas.

O que colocar no planejamento da reforma da quadra da escola

Saiba o que deve estar incluído na reforma:

Itens danificados na quadra da escola

Avalie o estado de conservação das redes, traves do gol, bolas e outros materiais esportivos. Caso haja algum defeito, substitua-os. Se o espaço estiver com pouca iluminação, troque as lâmpadas. Aposte em refletores com luzes de LED, principalmente para quem treina à noite.

Pintura

As demarcações no piso são muito importantes para a execução dos esportes. Use uma tinta acrílica resistente aos raios UV. O processo deve ser repetido anualmente.

Piso

O piso é uma das partes mais importantes da quadra. Com o piso modular, a reforma estará pronta em até 48 horas e o melhor, sem detritos e sem sujeira de obra. Esse piso  pode ser instalado em áreas internas e externas. Para a sua instalação é necessário que o piso já existente esteja nivelado. 

Não esqueça também da impermeabilização do piso, ela protege o piso contra infiltração de água e garante a segurança do que estiver abaixo dele.

Se você precisa restaurar a quadra da escola, saiba que, com o piso modular da Altipisos, fica muito mais fácil. Realizamos a reforma do espaço de forma rápida e sem causar transtornos. Ainda dá tempo de ter a quadra nova antes das aulas começarem!
Entre em contato e solicite um orçamento.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail