Como o piso modular contribui para a construção sustentável
A preservação do meio ambiente e as soluções que a ajudam são assuntos que estão mais em alta do que nunca. Novas soluções surgem a cada dia, e uma delas — que tem recebido certo destaque — é a construção sustentável. Neste texto, a Altipisos fala um pouco mais a respeito da relação do piso modular com a construção sustentável — mostrando como, indo além de todos os outros benefícios, este piso ainda ajuda o meio ambiente.
Você poderá acompanhar, na sequência, o que exatamente é construção sustentável e, por fim, como o piso modular se relaciona com esse estilo de construção. Boa leitura!
O que é construção sustentável
Foi especialmente no final do século XX que o conceito de construção sustentável começou a ser mais difundido e aplicado. Basicamente, uma obra sustentável é aquela que busca, de forma ativa, harmonizar a construção com o meio ambiente — seja reduzindo a emissão de resíduos, utilizando materiais reciclados ou erguendo estruturas que aproveitem a energia elétrica e a água da melhor maneira possível.
Pode-se afirmar, inclusive, que qualquer obra que causa menos impactos ao meio ambiente em comparação com obras convencionais é uma construção sustentável.
Alguns exemplos de materiais que costumam fazer parte de construções sustentáveis são o concreto reciclado, tijolos ecológicos, blocos de adobe, lâmpadas de LED e, no geral, todos os materiais recicláveis e biodegradáveis que puderem ser aplicados na obra.
E como o piso modular contribui para a construção sustentável?
E por falar em materiais recicláveis que podem ser aplicados em obras… Você sabia que a sua quadra pode fazer com que o local onde ela está instalada passe a ser uma construção sustentável? Basta que ela seja equipada com o piso modular, o piso de qualidade altíssima sobre o qual nós sempre falamos por aqui.
Isso porque o piso modular é feito com o polipropileno, um polímero termoplástico que, além de contar com propriedades mecânicas, térmicas e químicas, pode ser reciclado com certa facilidade. Basta que ele seja derretido e, posteriormente, transformado em outros materiais — os quais podem incluir cadeiras plásticas, brinquedos, seringas, tampas de refrigerantes, tupperwares e até mesmo alguns eletrodomésticos.
Na prática, isso quer dizer que, caso sua quadra deixe de ser usada e o local seja demolido, todo o plástico utilizado para fazer seu piso modular pode ter um novo destino. Com isso, ao invés de jogar tudo fora, outros produtos serão feitos e todo o processo de preservação do meio ambiente é muito beneficiado.
Mude para o piso modular você também!
E se você quer contribuir com a construção sustentável, ter um piso modular na sua quadra é uma das maneiras de fazer isso — ao mesmo tempo em que se entrega um piso de alta qualidade para os atletas, aumentando o nível das partidas e reduzindo o risco de lesões.
Quer contar com um piso modular muito bem feito e feito especialmente para a sua quadra? Entre em contato com a Altipisos hoje mesmo! Nós produzimos e instalamos o piso modular em quadras de todo o Brasil, sempre com projetos pensando nas necessidades específicas de cada cliente.
E se tiver gostado do texto e quiser receber mais, não deixe de acompanhar a Altipisos no Facebook e no Instagram!