Polipropileno: o plástico do piso modular

Se você acompanha o blog da Altipisos, é provável que já tenha se deparado com a palavra “polipropileno”. Sempre que falamos sobre o piso modular, citar o polipropileno é inevitável, visto que ele é o material com o qual nosso piso é fabricado. Mas você sabia que essa não é a única utilidade dele? Aqui você pode saber mais sobre!

Na sequência deste texto, a Altipisos te fala tudo sobre o polipropileno, explicando o que ele é, mostrando um pouco da química por trás dele, descrevendo algumas das suas principais características e, por fim, exemplificando as aplicações mais usuais do material. Caso você queira saber mais sobre este material tão presente em nossos cotidianos, continue a leitura abaixo e confira!

O que é polipropileno e a química por trás dele

Também conhecido como polipropeno ou simplesmente PP, o polipropileno é uma espécie de plástico, mais especificamente um polímero termoplástico. Para os que não conhecem o termo, polímero, na química, é como chamamos as macromoléculas que são formadas por unidades estruturais menores. Da mesma forma, termoplástico são todos os plásticos que, a altas temperaturas, se tornam viscosos e podem ser moldados em qualquer formato.

Em outras palavras e de forma resumida, o polipropileno é um tipo de plástico composto por pequenas estruturas químicas e capaz de ter qualquer que seja a aparência e o formato desejados. Quimicamente falando, sua fórmula molecular é (C3H6)n, ao mesmo tempo em que sua densidade é 0.85 g/cm3 quando ele está amorfo e 0.95 g/cm3 quando cristalino.

Principais características do material

A formação do polipropileno faz dele um material extremamente versátil, tendo propriedades mecânicas, térmicas e químicas. Entre suas principais características mecânicas, podemos citar a elevada resistência à tração, alta rigidez e dureza e, por fim, sua resistência à fadiga mecânica — que nada mais é que uma ruptura progressiva das estruturas de materiais.

Quando o assunto são as propriedades térmicas, as principais, e que não devem deixar de ser citadas, são a baixa absorção de umidade e a boa estabilidade térmica.

Por fim, quanto à química, algo que impressiona é o fato de o material ser insolúvel em praticamente todos os solventes orgânicos, o que faz com que os ácidos não oxidativos e bases possam ser armazenadas em recipientes de polipropileno. Além disso, ele é atóxico e tem fácil moldagem e coloração.

Aplicações do polipropileno

E não para nesses recipientes… A aplicação do polipropileno vai muito além, abrangendo cadeiras plásticas, brinquedos, eletrodomésticos, seringas, tampas de refrigerantes e até as famosas tupperwares.

Contudo, para nós, a aplicação mais importante do polipropileno é a da fabricação do piso modular. Suas características, especialmente a resistência mecânica e a baixa absorção de umidade fazem dele o material perfeito para a produção dos revestimentos para as quadras esportivas.

Se você quer saber um pouco mais sobre o piso modular e ver como ele é a melhor opção para qualquer que seja sua quadra, nós temos diversos outros textos falando sobre ele aqui em nosso site. Acesse o blog e confira!

Compartilhe

plugins premium WordPress