Atividades esportivas, sejam elas profissionais ou amadoras, trazem muitos benefícios para as pessoas que as praticam. Além de exercitarem e fortalecerem o corpo, elas também são boas para a mente — visto que estimulam a liberação de endorfina, um hormônio que causa sensações de bem-estar. Contudo, isso não quer dizer que não existem riscos. Afinal, não é incomum vermos pessoas (e até mesmo atletas profissionais) se lesionando em meio ao exercício de uma atividade física. Sendo assim, é preciso praticar atividades e se exercitar sabendo como reduzir lesões, garantindo, assim, a segurança.
Muitas ações com objetivos protetivos, como reduzir lesões, por exemplo, podem ser feitas diretamente pelos próprios atletas. A maioria delas, na verdade. Por outro lado, isso não impede que o responsável pela quadra ajude neste processo de redução. Existem ações que podem ser feitas para que as quadras diminuam as chances da ocorrência de lesões.
E é exatamente sobre isso que a Altipisos fala neste texto. Na sequência, nós te mostramos os impactos que as atividades esportivas podem causar nas condições físicas daqueles que as praticam e, por fim, mostramos como reduzir lesões com uma quadra de qualidade.
Continue a leitura abaixo e confira!
O impacto causado por atividades esportivas
Sempre que fazemos qualquer atividade física, nosso corpo sofre impactos. O que acontece é que o corpo faz força contra o solo; e o solo, por sua vez, devolve essa força de impacto de volta ao corpo. Quanto mais forte pisamos no chão, mais impacto sentimos. E isso não é uma exclusividade das atividades realizadas em quadras; isso, na verdade, acontece até quando simplesmente caminhamos, mesmo que em uma intensidade menor.
Como atividades como o futebol, por exemplo, são caracterizadas por muitas corridas, esse impacto é maior que o de uma caminhada. Isso porque correr é um esforço que exige muito mais força que caminhar. O impacto é bem maior e, portanto, a chance de ocorrência de uma lesão também.
No entanto, é possível piorar. Quando estamos falando em esportes como o basquete e o vôlei, o impacto é muito maior por um motivo específico: o pulo. Em ambos os esportes, os atletas precisam pular constantemente, seja nos cortes do vôlei ou seja nos arremessos do basquete.
E pular, por mais que o atleta use equipamentos de alta qualidade, como tênis com um bom amortecimento, é uma ação que pode, sim, causar lesões.
Como reduzir lesões com a influência da quadra
Como já citamos anteriormente, os próprios atletas podem aplicar métodos de como reduzir lesões. A utilização de bons tênis é um exemplo. Ainda assim, segurança nunca é demais. Os responsáveis pelas quadras em que os esportes são praticados, incluindo desde os ginásios profissionais até os espaços de escolas, também podem fazer a sua parte.
Considerando que o fator que mais influencia o nível de impacto é o piso, é justamente este o ponto da quadra que deve receber uma atenção maior por parte dos responsáveis. Caso a quadra tenha um piso com boa absorção de impactos, a força devolvida ao corpo é menor e o risco de lesões diminui.
E é exatamente assim que você pode aplicar métodos de como reduzir lesões com a sua quadra: dando atenção especial ao piso utilizado e garantindo que ele tenha uma absorção de impactos alta.
Aqui na Altipisos nós já falamos sobre um revestimento para quadras que tem como uma de suas principais características a ótima absorção de impacto: o piso modular. Entre diversas outras vantagens, ele reduz o impacto sentido pelos atletas, aumentando muito a segurança e reduzindo lesões.
Se você quer saber mais sobre o piso modular e as possibilidades dele para a sua quadra, entre em contato com a Altipisos hoje mesmo e veja o que nós podemos fazer por você!
E se gostou deste texto e quer continuar recebendo conteúdo, siga-nos no Facebook e no Instagram!