Blog

Incentivo ao esporte com uma quadra de handebol na medida certa!  


Você está pensando em montar uma quadra de handebol? Se sim, saiba que esse é um esporte que vem ganhando cada vez mais popularidade entre os adolescentes e adultos. No clube, na escola ou no espaço de lazer, esse esporte se encaixa perfeitamente em vários lugares!

Mas antes de construir uma quadra de handebol, é muito importante se atentar a vários detalhes, desde as medidas e características específicas desta modalidade. Assim, você consegue criar um espaço adequado e confortável para os praticantes.

Neste conteúdo, a Altipisos separou uma série de dicas para construir uma quadra na medida certa, sem grandes complicações. Continue a leitura para conferir!

A diferença de medidas das quadras esportivas

Muitas pessoas acham que todas as quadras esportivas têm o mesmo tamanho e demarcações semelhantes. A verdade é que existem muitas diferenças de uma para outra, especialmente as medidas. 

Uma quadra de vôlei, por exemplo, tem 9m de largura e 18m de comprimento, enquanto uma quadra de futsal possui 22m de largura e 44m de comprimento. 

Essa diferença é imposta de acordo com as regras e padrões dos jogos. Além disso, podem servir como base para a construção dessas quadras em áreas de lazer.

💡 Leia também: Qual a diferença entre a quadra poliesportiva e esportiva?

Características de uma quadra de handebol

Agora que você já sabe que existem diferenças entre as quadras esportivas, principalmente em relação ao seus tamanhos, vamos verificar quais são as principais características da quadra de handebol. 

Medidas e marcações

A quadra de handebol apresenta um formato retangular, com medidas de 20m de largura e 40m de comprimento. Possui linhas de delimitação laterais, com 1m, e no final da quadra, com 2m.

As linhas de gol formam uma área retangular. Além disso, apresenta linhas de tiro de 7m e 9m, utilizadas para cobranças de arremessos livres e de penalidade.

Zonas de substituição

Outro ponto interessante desse tipo de quadra são as zonas de substituição. Como o próprio nome sugere, são os locais para que os jogadores possam fazer as substituições durante a partida.

A zona está a 4,5m da linha central de cada equipe, sendo que o ponto final da zona de substituição estende-se por uma linha paralela até a linha central, apresentando 15cm dentro da quadra e 15cm para fora.

Como construir uma quadra de handebol na medida certa?

Para montar uma quadra de handebol, seja na escola, clube, condomínio ou outro espaço, é importante seguir uma série de especificações. Veja abaixo um checklist eficaz:

  • Escolher um local adequado e com espaço suficiente para a construção;
  • Contratar um engenheiro esportivo;
  • Certificar-se sobre as medidas para essa modalidade esportiva;
  • Realizar todas as demarcações necessárias, desde linhas laterais, área de gol, linhas de tiro, círculos centrais e zonas de substituição;
  • Garantir um bom revestimento para a superfície com foco em performance e conforto.

Vale a pena usar pisos modulares na quadra de handebol?

Com certeza! Na verdade, essa é a melhor alternativa se você busca um espaço seguro e aconchegante para os jogadores. 

Os pisos modulares possuem propriedades antiderrapantes, que ajudam a aumentar a segurança e facilitam os movimentos rápidos das pessoas. Outro ponto positivo é que esse revestimento proporciona mais amortecimento e absorção a choques, reduzindo risco de lesões nas articulações e nos músculos dos jogadores.

Além disso, os pisos modulares são muito fáceis de instalar, pois as peças se encaixam uma na outra, como se fosse um quebra-cabeça gigante. 

Então, gostou de entender como construir uma quadra de handebol? São vários detalhes, mas no final o resultado é de brilhar os olhos!
Para conferir outras informações sobre as medidas oficias das quadras esportivas, incluindo a de handebol, baixe nosso material gratuito sobre o assunto. Esperamos que goste!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail