Engenharia esportiva: Em quanto tempo uma quadra pode ficar pronta?
A prática de esportes cresce a cada ano. E a demanda por quadras segue no mesmo ritmo. Escolas, condomínios e clubes necessitam de um espaço para oferecer jogos de futsal, vôlei, basquete, entre outros. Nesse cenário, a engenharia esportiva faz toda diferença.
Isso porque a construção de uma quadra não é uma tarefa simples e requer expertise de profissionais especializados, como os engenheiros. E a engenharia esportiva é fundamental para acelerar o processo de construção, garantindo eficiência, inovação, conforto e segurança aos praticantes.
Mas, afinal, qual é a importância dessa área da engenharia? E em quanto tempo uma quadra pode ficar pronta? São essas e mais outras perguntas que iremos responder neste conteúdo. Acompanhe a leitura!
A importância da engenharia esportiva
A construção de uma quadra envolve uma série de etapas. Nesse sentido, a engenharia esportiva entra como responsável para cumprir diversos requisitos técnicos e de segurança do espaço.
A avaliação do local de construção, a definição do tipo de esporte que será praticado, as especificidades para essa atividade e outros fatores são analisados para criar um projeto completo de quadra.
Outro fator importante é que a engenharia esportiva também ajuda na otimização de tempo e custo de construção. Ou seja, inclui a avaliação e escolha de materiais adequados, a utilização de equipamentos tecnológicos e a possibilidade de personalização do espaço de acordo com as necessidades do tipo de esporte praticado.
E, claro, além desses pontos, um projeto esportivo bem executado também auxilia na garantia de mais segurança aos atletas. Isto ajuda a evitar que uma quadra seja mal construída e aumente o risco de lesões ou acidentes graves no ambiente.
Quanto tempo leva para uma quadra ficar pronta?
A resposta é: depende. Um projeto de engenharia esportiva é repleto de etapas. A avaliação do tamanho, da complexidade e dos recursos disponíveis para o projeto são algumas delas.
Existem casos em que uma quadra de futsal ou de vôlei pode levar 2 meses para ficar pronta. Por outro lado, uma quadra poliesportiva, por exemplo, pode demorar até 5 meses para ser finalizada.
Então, tudo pode variar de acordo com os recursos financeiros e de mão de obra. Uma equipe com mais pessoas qualificadas e o tipo de piso a ser instalado também influenciam e aceleram o processo de construção.
O piso modular é aliado da engenharia esportiva
Você sabia que é possível fazer a instalação do piso modular em até 48 horas em uma quadra? Pois é!
O piso modular é uma opção de revestimento muito utilizada em quadras esportivas. Esse tipo de piso é fabricado em módulos e a sua aplicação acontece através da montagem dessas partes. Trata-se de uma solução inteligente e tecnológica para o revestimento de áreas internas e externas.
Sua instalação é muito simples e rápida, evitando o processo demorado e complexo que a maioria das construções ou reformas exigem. O revestimento também é mais resistente e duradouro, comparado a outros materiais. Por isso, o piso modular é um grande aliado da engenharia esportiva!
Aqui, na Altipisos, auxiliamos no processo de engenharia esportiva através da instalação de piso modular em quadras de futsal, vôlei, basquete, tênis, handebol, etc.
Em muitos casos, realizamos todo o processo de trabalho em até 2 dias úteis. Para isso, basta que a base que irá receber o piso esteja nivelada.
Dessa forma, ao utilizar o piso modular, é possível finalizar um projeto de quadra antes do prazo estabelecido. Além de, claro, garantir todos os benefícios desse revestimento, principalmente alta durabilidade, resistência, conforto e segurança.
Que tal fazer um orçamento agora mesmo com a nossa equipe? Entre em contato e acelere a construção da sua quadra com a gente!