Blog

Criança com dor no joelho? Brincadeiras também precisam de cuidado!  


Crianças e adolescentes são ricos em energia. Toda hora é um bom momento para brincar e se divertir. O problema é que algumas dessas atividades físicas, como jogar bola, correr e pular, podem resultar em problemas nas articulações, principalmente a tão temida dor no joelho

Infelizmente, pelo alto pico de agitação e movimentação dos pequenos, muitos deles acabam sentindo esse incômodo. Se não tomar os devidos cuidados e prevenir, podem surgir problemas futuros, interferindo na qualidade de vida durante a fase adulta.

Para você entender mais sobre o assunto, a Altipisos preparou este conteúdo com as principais causas de dores nas articulações de crianças e adolescentes, além de mostrar as principais medidas para prevenir a dor no joelho. Vamos conferir? Acompanhe a leitura!

A dor no joelho é um sintoma comum em crianças e adolescentes?

De certo modo, sim. A dor no joelho costuma ser comum em crianças e adolescentes que praticam atividades físicas frequentemente. Essa condição varia de intensidade, sendo apenas uma dor leve ou mais persistente, acarretando até mesmo a limitação das brincadeiras dos pequenos.

Geralmente, a dor surge através da pressão dos movimentos e até mesmo treinos, caso a criança já esteja praticando profissionalmente algum esporte. Assim, acaba ferindo os tendões do joelho, por exemplo.

Em alguns casos, os adolescentes sedentários costumam se queixar de dor no joelho com grande facilidade após praticar uma atividade física. Isso porque o baixo índice de massa muscular, a inatividade e as retrações musculares são condições que contribuem para esse tipo de situação.

As atividades físicas que podem causar dor no joelho

Apesar das atividades físicas serem uma grande aliada para a qualidade de vida, desde os primeiros anos de idade até a velhice, elas, eventualmente, apresentam problemas ao corpo. Existem algumas atividades de alto impacto que resultam dores nas articulações para crianças e adolescentes, tais como:

Corrida

As crianças vivem correndo para lá e pra cá. A corrida por si só é uma excelente atividade, rica em diversos benefícios cardiovasculares. Entretanto, ela pode gerar dor no joelho da criança. 

A intensidade da corrida, principalmente em ruas com buracos e calçadas irregulares, resulta em impactos às articulações. Se não usar um tênis com bom amortecimento, pode surgir aquela dor tão temida.

Saltos e agachamentos

O salto seguido de agachamentos, como pular corda ou até mesmo saltar obstáculos, fornece uma carga bem significativa sobre as articulações do joelho. Impactos repetitivos não são recomendados, principalmente porque aumentam o risco de lesões nos tendões dos joelhos.

Futebol, vôlei e basquete

Os esportes mais conhecidos do mundo, como futebol, futsal, vôlei e basquete, também causam risco de lesões no joelho, principalmente possíveis colisões com outros jogadores, movimentos bruscos e saltos contínuos. 

Como prevenir as dores nas articulações?

A missão de todo pai, mãe e até mesmo educadores físicos é fornecer mais qualidade de vida às crianças e adolescentes. Embora, como vimos, há muitas atividades que causam esse tipo de dor, mas saiba que também existem formas de minimizar tudo isso e garantir mais saúde articular. Veja:

1. Exercícios de aquecimento e alongamento

A criança ou adolescente antes de iniciar qualquer atividade física, deve fazer movimentos de aquecimento e alongamento para preparar o corpo aos impactos. Isso permite preparar as articulações e músculos para a atividade, reduzindo riscos de lesões.

Polichinelo, agachamento com rotação, alongamento de quadríceps, do quadril e dos músculos da panturrilha são alguns dos exemplos.

2. Uso de itens de proteção

Em alguns esportes é necessário o uso de alguns itens de proteção para aliviar o alto impacto. O uso de joelheiras é ideal para proteger a área externa e reduzir o estresse nas articulações dos joelhos. 

3. Aplicação de pisos ideais em áreas recreativas

Você sabia que os pisos também ajudam a reduzir os impactos nas articulações? Pois é! Essa é uma excelente dica para quem possui quadras esportivas e playgrounds, por exemplo. Muitas crianças brincam e correm nesses espaços, nesse sentido é necessário garantir a segurança e saúde de todas.

Os pisos modulares são ótimas escolhas para proporcionar mais conforto, segurança e diversão. Um ótimo exemplo disso é o piso modular Play Soft da Altipisos!

Conheça a linha Play Soft: o piso modular que garante mais segurança às crianças

O piso Play Soft é uma tecnologia exclusiva da Altipisos. Desenvolvido com sistema Impact Soft, as propriedades desse piso modular auxiliam na redução de acidentes em quedas nas áreas recreativas, especialmente em escolas ou playgrounds.

Com características antiderrapante e absorção de impactos, o Play Soft é uma excelente aliada na segurança e saúde dos pequenos. Ou seja, as corridas, pulos e agachamentos são amortecidos pela tecnologia Impact Soft inserida nesse piso.

Além dessas características, o Play Soft é super colorido e alegre, permitindo gerar estímulos positivos às crianças através das mais de 25 cores e padrões disponíveis para implementação. 

A linha de piso modular para redução de impactos nas áreas recreativas pode ser adquirida diretamente com a gente. Nossa empresa é referência no mercado de piso modular, atuando há mais de 24 anos na área.

Que tal investir agora mesmo nessa solução eficiente? Conheça a linha Play Soft e faça agora o seu orçamento sem compromisso!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail