Blog

Quais são os tipos de drible no futsal?


Você já parou para pensar em como os tipos de drible no futsal são importantes? Diferentemente do futebol, o futsal requer um uso muito mais ativo e criativo de dribles por parte dos jogadores, justamente por conta do espaço reduzido da quadra, menor número de jogadores e outras diferenciações entre ambos os esportes citados.

Mas não é como se os tipos de drible no futsal sejam desprovidos de estratégia e planejamento

De fato, a criatividade de cada jogador depende de uma série de variáveis de jogo exercidas durante os treinos, incentivando um desenvolvimento dos reflexos e da astúcia de cada um dos atletas, para que possam se adaptar a cada situação durante a partida.

E foi pensando na vasta profundidade dos tipos de drible no futsal que nós, da Altipisos, elaboramos o texto abaixo, visando explorar os múltiplos usos e potenciais estratégicos dos dribles nos salões. Acompanhe conosco!

Boa leitura!

O propósito tático dos dribles

Na maioria dos âmbitos desportivos (e principalmente no contexto brasileiro) o drible é considerado um aspecto desimportante e inexpressivo do esporte em que é performado, com a maioria das pessoas o vendo como pouco mais do que uma demonstração de habilidade por parte do jogador ou até mesmo uma indulgência.

Mas na realidade, os dribles — ou feitas, como são conhecidas no cenário esportivos geral — envolvem um apreço tático gigantesco, pois utilizam o engano do adversário como uma estratégia efetiva de ganhar a vantagem em determinada jogada.

Tanto é que existem campeonatos dedicados a demonstrar a importância do drible para o futsal, bem como o alto grau de habilidade requerido de cada jogador(a). 

Um grande exemplo é o Reis e Rainhas do Drible, realizado anualmente em São Bernardo do Campo – SP, no qual a realização com êxito de dribles vale mais do que a própria marcação de gols, e a pontuação pode ser ainda maior caso um membro da equipe consiga realizar uma jogada que contemple um drible seguido de um gol.

No futsal e no handebol, por exemplo, a marcação de adversários é um aspecto crucial para o sucesso de cada jogada e, por extensão, se faz necessário um meio de quebrar a marcação adversária — e é aí que entra a driblagem.

De forma geral, os dribles servem como uma tática de iludir o seu adversário, visando pegá-lo desprevenido a partir do momento em que a expectativa dele é rompida, o que cria uma brecha em sua defesa para que um gol seja marcado.

Os principais tipos de dribles no futsal

Mas nem todos os tipos de drible no futsal são iguais. Ainda que todos eles variem em estilo e nível de técnica de cada jogador, cada um possui uma situação específica em que terá mais êxito. 

Ou seja, os tipos de drible no futsal apresentam propósitos táticos distintos, variando principalmente em função das posições dos atletas no salão.

Vejamos alguns deles:

1) Corte

Começando com um clássico, o corte é uma das jogadas mais comuns tanto no futsal quanto no futebol, sendo aplicado quando um jogador está sendo marcado frente a frente por um adversário, possibilitando que este direcione seu corpo para um lado enquanto chuta a bola para o outro.

Apesar de simples, o corte depende de uma ilusão bem executada, que envolve uma interpretação errônea da linguagem corporal do jogador por parte de seu adversário. Assim, é um drible extremamente efetivo, mas dada a sua popularidade e uso constante em partidas, passa a ter sua efetividade reduzida, na medida em que se torna previsível.

2) Lambreta

Um dos dribles preferidos do ex-jogador Falcão, o Pelé do Salão, a lambreta consiste em puxar a bola com um calcanhar e levantar com o outro, a ponto de fazer a bola passar por cima do oponente antes de dominá-la do outro lado. 

Uma lambreta tende a ser mais efetiva do que um corte, já que limita a possibilidade de reação do jogador adversário, uma vez que uma bola levantada é retirada da sua área de alcance, aumentando a possibilidade de sucesso do drible em si.

3) Chinelo

O “chinelo” é o drible em que o jogador “dá de letra”, isto é, sutilmente passa a bola por trás, mas não com muita força, e pega com o outro pé, efetivamente mudando o sentido da bola e confundindo o adversário. 

Contrário aos demais tipos de drible, este é um drible específico do futsal, muito difícil de ser executado no futebol de campo em função da necessidade do piso de salão para o sucesso da jogada, em especial para a velocidade do movimento executado.

Incrível descobrir uma arte tática como os tipos de drible no futsal, não é mesmo? Se quiser conhecer mais sobre o universo dos esportes e a importância de uma quadra bem equipada para a realização deles, não deixe de seguir a Altipisos nos nossos perfis no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail