Blog

Conheça 5 curiosidades sobre futsal


Um dos esportes mais praticados do país é bastante parecido com o clássico futebol. Mas, não confunda! O esporte tem suas próprias características, e por isso, resolvemos trazer este texto com as melhores curiosidades sobre futsal. 

No dia 12 de setembro deste ano, 2021, se inicia a Copa do Mundo de Futsal!  E para você se apaixonar pelo esporte e acompanhar o campeonato, não deixe de conferir o texto a seguir! Boa leitura!

5 curiosidades sobre futsal

1. História

A nossa lista de curiosidades sobre futsal se inicia com a história do esporte. O futsal foi criado no ano de 1934, pelo professor argentino Juan Carlos Ceriani Gravier. Inicialmente chamado de indoor football, no Brasil foi traduzido para futebol de salão. 

Ao ser trazido para o Brasil, teve outras adaptações além do seu nome. Por exemplo, o número de jogadores foi estabelecido de no máximo 7, para 5. Outra regra foi em relação às marcações da quadra e o peso da bola utilizada no esporte. 

Dois anos após o seu primeiro campeonato mundial ser realizado, seu nome foi oficialmente mudado para futsal. Além disso, o peso da bola foi novamente alterado, assim como as dimensões da quadra.

2. Futebol de salão?

Apesar de em algum momento já terem sido considerados o mesmo esporte, o futsal e o futebol de salão tem suas diferenças. Entre elas, está o tamanho da quadra. No futsal podem ser de até 42 metros de comprimento e 25 metros de largura. Enquanto no futebol de salão, deve ter no máximo 40 metros de comprimento e 20 metros de largura. 

A cobrança de lateral e o escanteio são realizados de forma diferente nos dois esportes. No futsal, é feito com os os pés, já no futebol de salão, com as mãos. Outro exemplo de diferença entre os esportes está na cobrança de pênalti. No futebol de salão, a regra diz que o goleiro não deve se mover até que o batedor realize o chute. Enquanto no futsal o jogador pode se mover para os lados.  

3. Regras 

Uma das principais curiosidades sobre futsal é em relação às suas regras, que são essenciais para diferenciá-lo do futebol. Por exemplo, no esporte é possível realizar substituições ilimitadas, podendo um jogador sair ou entrar a qualquer momento.

Pelo seu pequeno número de jogadores, quando ocorre uma expulsão, o jogador pode ser substituído. Isso porque, com um jogador a menos no time, o jogo se torna injusto. Portanto, o jogador expulso pode ser substituído após 2 minutos ou após o seu time levar um gol.

4. Melhores jogadores 

Os melhores jogadores merecem um espaço na nossa lista de curiosidades sobre futsal! Sendo o Brasil um dos países que mais praticam esporte, nada mais justo que os melhores do mundo estejam aqui! O melhor jogador e jogadora de futsal do mundo são daqui!

Do futsal masculino, o jogador conhecido como Ferrão, natural de Santa Catarina, foi consagrado, neste ano, como melhor do mundo. 

Já no futsal feminino, a Amandinha carrega o título desde 2014. Ou seja, por 7 vezes consecutivas, o Brasil carrega este título! Aliás, a Amandinha é parceira da Altipisos! A melhor jogadora de futsal do mundo é a embaixadora oficial do piso modular, especialidade da nossa empresa. 

5. Futsal no Brasil

O desenvolvimento do futsal como esporte aconteceu no Uruguai, mas também no Brasil. Portanto, o país foi essencial para transformar o esporte no qual tanto adoramos. Na década de 1940, o esporte chegou por aqui e ao longo dos anos os esportes passaram a criar suas federações.

O esporte é praticado por milhares de pessoas aqui no Brasil, começando desde a escola. Afinal, quem nunca jogou futsal na educação física? Além disso, por ter suas semelhanças com o esporte mais praticado do país, o futebol, tem grande influência. Por exemplo, grandes futebolistas como Ronaldo e Neymar, iniciaram sua carreira no futsal. 

E aí, gostou de conhecer as melhores curiosidades sobre futsal? Para receber mais conteúdos como este, siga-nos no Facebook e Instagram

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail