Manutenção do piso modular: como é feita e qual a importância
Grande atrativo dos condomínios, clubes e escolas, as quadras esportivas ou outros ambientes em piso modular, possibilitam a prática de diversos esportes, como futsal, voleibol, basquete, tênis e outras atividades recreativas.
Esses espaços são importantes para a socialização de crianças e adultos. Mas para que essas atividades sejam realizadas com segurança, é fundamental estar atento à manutenção do piso modular.
O investimento em manutenção desses pisos possui vantagens não somente para os praticantes de esportes, mas também para os donos do local onde estão localizados. Dessa forma, além de garantir que estejam de acordo com os padrões necessários para a prática de diferentes modalidades, isso atrai novos clientes e fideliza os antigos.
A importância da manutenção do piso modular
Além de funcional, um piso precisa ser bonito e limpo, pois ele é o cartão de visitas do local e precisa passar uma boa impressão para as pessoas.
Por mais durável que um piso seja, se não tiver os devidos cuidados, pode ser danificado e até mesmo é envolvido por crostas de poeira. Realizar periodicamente a manutenção desse modelo de piso pode influenciar, por exemplo, a performance dos atletas que utilizam quadras em piso modular para prática de seus esportes.
Assim como manutenções devem ser realizadas periodicamente em móveis, os pisos também merecem esse tipo de atenção. Além disso, outro fator de importância para realizar a manutenção do piso modular é o fato de que, com isso, é possível que a sua durabilidade seja maior, mantendo as mesmas características de quando novo.
Como realizar a manutenção?
A manutenção do piso modular deve ser sempre realizada por um profissional qualificado, pois assim, o apego aos detalhes é maior. Dessa forma, pequenos defeitos, muitas vezes quase imperceptíveis, são reparados corretamente. Um ponto positivo é que o custo de manutenção desse piso é praticamente zero.
Conhecer bem e entender o tipo de piso é importante para identificar os tratamentos que devem ser aplicados ao revestimento, assim como as etapas da manutenção do piso modular.
1. Você sabe o tipo de manutenção que um piso precisa?
Cada tipo de piso necessita de um cuidado específico, contudo algumas etapas de tratamento são comuns a maioria deles. Um exemplo é a remoção de toda a sujeira presente no piso, a partir desse procedimento o piso pode voltar ao seu estado original.
Outro processo importante, caso o piso esteja muito tempo sem a manutenção, é a utilização de uma limpeza mais pesada com os produtos específicos para este piso modular no qual seria o Moduclean e o ModuRev. Estes produtos trarão a revitalização do piso modular e deixando-o praticamente novo. Eles são facilmente encontrados na Altipisos.
Outro cuidado com o piso modular que você deve ter, é a constante vistoria. Portanto, tenha uma rotina de controle de prevenção, ou seja, para evitar que pequenos defeitos atrapalhem o seu uso. Uma das vantagens do piso modular é que, caso alguma de suas placas apresente qualquer defeito, pode ser trocada facilmente. Não há a necessidade de parar o uso por muito tempo!
2. Como fazer a limpeza?
Outra vantagem na manutenção do piso modular, é que, fazendo a manutenção diariamente, sua limpeza é feita apenas passando um pano com água. Não é necessário fazer o uso de produtos químicos para essa limpeza semanal. A sujeira “grossa”, como areia ou poeira, pode ser retirada com uma vassoura de pêlo ou rodo com um pano macio. Antes de liberar para o uso, certifique-se de que o piso está totalmente seco.
O piso modular é fabricado em polipropileno, resistente a impactos e a umidade. O modelo tem sistema de absorção de impactos para garantir a proteção da integridade física dos atletas. Não é necessário realizar obra para sua instalação. Se quiser saber um pouco mais sobre outros temas relacionados aos pisos modulares, acesse nosso site.