Blog

A importância da inclusão nos espaços recreativos


A inclusão é um tema muito importante e valorizado na sociedade. Isso porque todos os tipos de pessoas devem ter seus direitos. Os espaços recreativos, por exemplo, são locais em que as pessoas aproveitam para se divertir, praticar atividades físicas e ter momentos de lazer. Por conta disso, é indispensável garantir que todos tenham acesso a esses espaços.

As quadras esportivas e os parquinhos infantis são ambientes que devem aplicar a inclusão para que todos, independente de suas habilidades físicas e mentais, possam se beneficiar das atividades de recreação e garantir mais qualidade de vida.

Pensando nisso, neste artigo, a Altipisos trouxe uma reflexão sobre a importância da inclusão nos espaços recreativos, com um foco especial para debater sobre os parquinhos inclusivos e seus benefícios. Acompanha a leitura!

O que são espaços recreativos?

Os espaços recreativos são locais onde as pessoas podem se divertir, brincar e se exercitar. Contém diversos elementos para isso, sendo os principais: parquinhos, quadras esportivas, campos de futebol, academias ao ar livre, entre outros. Pessoas de qualquer idade podem aproveitar esses ambientes.

Os parquinhos, também conhecidos como playgrounds infantis, são espaços recreativos para as crianças. Geralmente, contam com balanços, escorregadores, gangorras, casinha e diversos outros brinquedos. 

As quadras esportivas e os campos de futebol são muito utilizados por jovens adultos, especialmente para jogar uma variedade de esportes. 

Já as academias têm foco nas atividades físicas, especialmente para aquelas pessoas que preferem fazer exercícios ao ar livre. 

A importância da inclusão nos espaços recreativos

Ter espaços acessíveis para todos os públicos é essencial. A inclusão nos parquinhos, parques, quadras esportivas, academias, entre outros, é importante para garantir que desde as crianças até os idosos possam desfrutar dos benefícios desses ambientes. 

Os parquinhos, por exemplo, são espaços para que as crianças brinquem, façam novos amigos e desenvolvam suas habilidades físicas e emocionais. Entretanto, a maioria dos parques não são adaptados às necessidades dos pequenos com deficiências físicas ou mentais. Isso pode fazer com que eles fiquem tristes e se sintam excluídos.

Nesse sentido, é indispensável praticar a consciência e o respeito ao próximo, oferecendo espaços recreativos em que todas as pessoas possam aproveitar, do mesmo modo que os demais, independente de suas limitações. 

Como tornar os espaços recreativos mais inclusivos?

Você, responsável por um espaço recreativo, deve praticar a inclusão de diferentes formas para tornar o ambiente mais acessível, de maneira segura e igualitária, às pessoas. Veja algumas sugestões:

Garanta a acessibilidade física

O primeiro passo é facilitar o acesso das pessoas com mobilidade reduzida. Para isso, inclua rampas e corrimãos. As rampas são essenciais aos cadeirantes, já os corrimãos auxiliam no deslocamento daqueles que apresentam deficiência motora. 

Além disso, instale banheiros adaptados nos ambientes. Atente-se ao nivelamento do piso, insira torneiras com fácil alcance das pessoas e instale torneiras com alavancas.

Comunicação acessível

Outro ponto importante é disponibilizar uma comunicação de fácil entendimento nos espaços recreativos. Forneça informações e instruções claras e objetivas para as pessoas com deficiências, especialmente àquelas que são surdas ou apresentam dificuldade de fala. 

Insira placas em braille, adicione legendas nos vídeos e, dentro do possível, tenha pessoas no local que saibam se comunicar na língua de sinais.

Atividades inclusivas

É uma das principais formas para praticar a inclusão nos espaços recreativos. Instale jogos adaptados para cadeirantes, aulas de ginástica adaptadas para pessoas com dificuldades motoras, parquinhos com brinquedos inclusivos, entre outros.

Uma excelente dica, com foco nas crianças, é inserir um playground inclusivo, principalmente porque é projetado para garantir acessibilidade às brincadeiras para quem apresenta limitações físicas e mentais. 

Brinquedos adaptados e rampas são algumas das principais características de um parquinho inclusivo. 

Além disso, o piso modular também é um componente importante para os playgrounds inclusivos, pois proporciona mais conforto e segurança às crianças. Isso porque contam com um ótimo amortecimento, o que minimiza o impacto de quedas e diminui os riscos de acidentes.

Como vimos até aqui, é essencial praticar a inclusão nos espaços recreativos, pois todas as pessoas merecem ter acesso à diversão e atividades para melhor a qualidade de vida.

Caso você busque por instalar playgrounds inclusivos em lugares recreativos, recomendamos a Brubrinq

São nossos parceiros no fornecimento de parquinhos adaptados para as crianças com necessidades especiais. Você pode conferir mais detalhes sobre o produto diretamente aqui

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para ler outros artigos no blog da Altipisos. Até mais!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail