Blog

Você conhece os Reis do Futsal? Falcão e Amandinha são Altipisos!


Você sabia que o futsal está entre os esportes mais praticados no Brasil? Ao longo dos anos, surgiram alguns dos maiores jogadores da história. Dois deles são o Falcão e a Amandinha, considerados os Reis do Futsal do país. Com inúmeros títulos e conquistas em suas carreiras, eles se tornaram referências no esporte e inspiram muitos jovens.

Além disso, Falcão e Amandinha são embaixadores da Altipisos. É um grande prazer tê-los vestindo a nossa camisa e participando de cada passo importante na entrega de soluções tecnológicas em pisos para o esporte.

Pensando em tudo isso, hoje, iremos comentar um pouco mais sobre os nossos Reis do Futsal, além de abordar a história do futsal e também sobre essa parceria de ouro que trará excelentes títulos para todos. Continue lendo e saiba mais!

Uma breve história do futsal

O futsal, também conhecido como “futebol de salão”, é uma modalidade de esporte coletivo, praticado em quadras fechadas ou abertas, com 5 jogadores em cada time.

Surgiu durante a década de 1930, na Associação Cristã de Moços (A.C.M) em Montevidéu, no Uruguai. Desde então, ganhou muito espaço entre jovens e adultos, tornando-se um dos esportes mais populares a nível nacional e internacional.

No Brasil, o futsal conquistou destaque durante as décadas de 1950 e 1960, com o surgimento de campeonatos estaduais e nacionais. 

É uma modalidade esportiva que exige velocidade, habilidade, técnica e raciocínio rápido dos jogadores, além de exigir um bom preparo físico. Atualmente, o futsal é um dos esportes mais conhecidos e praticados no Brasil, com diversos clubes e torneios espalhados pelo país. 

A Seleção Brasileira de Futsal

A Seleção Brasileira de Futsal masculino está no ranking das melhores e mais vitoriosas do mundo, sendo que possui sete títulos Mundiais conquistados em 1982, 1985, 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012. Além disso, também ergueu duas vezes a taça de vice-campeã em 1988 e 2000.

Criada em 1969, no total, a seleção já trouxe para casa mais de 55 títulos internacionais, além das vitórias em Copas do Mundo, Pan-Americano, Grand Prix e Jogos Olímpicos da Juventude.

Durante os jogos da Copa do Mundo de Futsal, o Brasil conquistou cinco vezes: em 1992 com Jorginho, em 1996 e 2000 com Manoel Tobias e em 2004 e 2008 com Falcão — o grande ídolo do futsal brasileiro. 

Já a Seleção Brasileira de Futsal feminino também é um grande destaque na área. As meninas que vestem a famosa camisa canarinho contam com títulos Mundiais, além de Copa América, Sul – Americano e Grand Prix. São verdadeiras fenômenos!

Um dos grandes nomes da seleção feminina é a Amandinha, considerada oito vezes a melhor jogadora de futsal do mundo. 

O Brasil é referência no futebol de salão em todo o mundo, tanto na categoria masculina quanto na feminina. Conta com profissionais de altíssimo nível técnico e tático, além de ter os dois Reis do Futsal mundial.

Falcão: o Pelé do futsal

Alessandro Rosa Vieira ou, simplesmente, Falcão é o maior jogador da história do futsal brasileiro e um dos grandes nomes do mundial. Começou a jogar futebol de salão na adolescência, em clubes de bairro, e nunca mais parou.

Em 1992, deu os primeiros passos profissionais no Corinthians, onde chamou atenção por sua habilidade e técnica ímpar. Já em 1996, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira de Futsal. Desde então, foi uma avalanche de títulos, recordes e conquistas.

Durante sua carreira, Falcão esteve presente em 258 jogos da Seleção Brasileira, onde marcou 401 gols. Um número astronômico para o craque, também conhecido como o Pelé do futsal.

Além disso, foi eleito quatro vezes o melhor jogador do mundo de futsal pela FIFA: 2004, 2008, 2011 e 2012, além de receber a artilharia da Liga Futsal por nove vezes.

Em 2018, apontou-se das quadras, deixando um legado de excelência, maestria e comprometimento com o esporte.

Entretanto, uma boa notícia: em 2023, o craque das quadras voltará a jogar pelo Futebol 7 do Grêmio. Poderemos ver o ícone do futsal brasileiro e mundial encantando novamente com sua habilidade inigualável.

Amandinha: a Rainha do futsal

Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo, também conhecida como Amandinha, é a melhor jogadora de futsal do mundo. Nascida em 1994, desde os seus 15 anos é apaixonado por futebol de salão e sempre foi conhecida por sua habilidade técnica, visão de jogo e artilharia.

Quando era pequena, sempre jogava com meninos, porém conseguiu se destacar rapidamente e foi chamada para jogar em campeonatos intercolegiais. Ela já atuou em diversos clubes, entre eles o Barateiro Futsal, localizado em Brusque/SC.

No Barateiro, conquistou diversos títulos: Taça Brasil, Campeonato Catarinense, Liga Nacional de Futsal, Libertadores Feminina e o primeiro prêmio de melhor jogadora do mundo, em 2014, com 19 anos.

Amandinha também é uma peça-chave na Seleção Brasileira de Futsal feminino, sendo considerada uma das principais jogadoras durante os títulos mundiais de 2013, 2014 e 2015.

Atualmente, ela é a atleta brasileiro com o maior nome do futsal em todo o mundo, sendo que já foi eleita oito vezes a melhor do mundo em seu esporte. Desde 2014, a rainha do futsal se mantém intacta e no topo do ranking.

Falcão e Amandinha são embaixadores da Altipisos

Imagine juntar os dois maiores nomes do futsal brasileiro e mundial para serem embaixadores de uma marca que ama e veste a camisa do esporte? Pois é! Temos a honra e o privilégio de ter Falcão e Amandinha como embaixadores da Altipisos. 

Ambos são reconhecidos por suas habilidades ímpares dentro de quadra, além de serem referências em liderança, companheirismo e persistência ao longo de suas carreiras. Como embaixadores, Falcão e Amandinha levam a marca da Altipisos para novos públicos e promovem sobre a importância do piso modular para quadras de futsal.

Vale ressaltar que, antes de serem nossos embaixadores e, ambos os reis do futsal testaram, verificaram todos os benefícios e aprovaram o uso do piso modular.

Além disso, por serem ícones e referências para uma geração de jovens, com ajuda deles conseguimos reforçar a importância do futsal como esporte e também evidenciar os valores positivos em relação ao que a modalidade proporciona.

É muito gratificante para todos nós, da Altipisos, ter os Reis do Futsal apoiando a nossa empresa e certificando que também somos os melhores em quadra, no quesito pisos para esporte. 

E, então, gostou de saber a história do Falcão e da Amandinha? Esperamos que sim! 
Aproveite para conhecer a Altipisos e também a nossa solução de piso modular, feita para proporcionar mais facilidade, conforto e segurança para o futsal e diversos outros esportes. Até mais!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail