Blog

Pisos modulares. Como escolher o melhor piso para playground


Na hora da brincadeira e diversão, a última coisa que as crianças vão parar para pensar é: “que tipo de piso para playground foi utilizado aqui”? 

Apesar dos pequenos não se preocuparem com isso, esse tema é fundamental para que a sua segurança e bem-estar estejam garantidos no meio de toda a correria, descobertas e gargalhadas. Você está tomando o devido cuidado com essa situação? Pois deveria!

Os playgrounds são ambientes de brincadeira, interação e educação que recebem grandes quantidades de crianças. Em escolas, parques, condomínios ou ambientes públicos, esses espaços de diversão devem seguir uma série de regras e oferecer uma estrutura sempre adequada.

Além da segurança dos brinquedos, ponto mais óbvio a ser observado, a fundação e o piso para playground devem ser definidos e implementados para, entre muitas outras coisas, prevenir acidentes, absorver impactos e não transmitir muito calor. 

Para deixar mais claro esses quesitos, e educar sobre a importância de se preocupar com cada um, a equipe Altipisos formulou este artigo para você. Confira!

Detalhes fundamentais em seu piso para playground

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, incluindo para as tecnologias de parques e playgrounds.

Para isso, a instituição estabeleceu a NBR 16071, cujo texto define os termos utilizados para playgrounds e outras áreas de uso comum. Um dos principais pontos da norma é sobre o piso para playground que, entre outras coisas, não deve ser de asfalto, concreto ou superfícies lisas, como pisos de cerâmica.

Outros fatores, além dos presentes na lei, que você deve levar em consideração pela segurança das crianças, são:

Permeabilidade

Se o playground for ao ar livre, e o piso não for permeável, a água da chuva pode se acumular sobre a superfície.

O resultado é um local molhado ou até mesmo com a formação de poças d’água no qual impossibilita a usabilidade da área. 

Resistência

Além de ser permeável, o revestimento externo deve ser resistente à ação da chuva, garantindo segurança e durabilidade, mesmo com a umidade frequente. 

Outro fator essencial é a resistência do material à ação dos raios solares, grandes diferenças de temperatura e outras condições climáticas. 

Fácil instalação

Para ambientes de alta movimentação, é importante pensar em um tipo de piso para playground de fácil instalação e manutenção, como os feitos em módulos.

Evitando obras e maiores quebra-quebras esse tipo de produto pode até ser customizado e instalado em menos de 48h com versatilidade e garantia.

💡 Confira aqui um guia de como é feita a instalação do piso modular.

Certificação e testagem

Além de cumprir as especificações da ABNT, a empresa produtora do piso deve se preocupar em realizar testes como

  • Tração
  • Resistência à deformação
  • Resistência à compressão
  • Coeficiente de atrito
  • Absorção de impacto

Com essa testagem, experiência e garantia é possível confiar na qualidade do produto.

Piso recreativo para Playground

Agora que você já conhece um pouco mais dos detalhes envolvidos na produção e escolha de um piso para playground, deve estar se perguntando onde encontrar um material que agregue todas essas vantagens.

A resposta está aqui mesmo na Altipisos!

Com nossa nova linha de Piso Recreativo, todos os cuidados foram levados em consideração para que a alegria dos pequenos esteja garantida.

Seguro, resistente e confortável, o material feito em polipropileno tem menor atrito, é drenante e ainda pode ser encomendado em 14 padrões de cores, além de algumas exclusivas de acordo com sua necessidade.
Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre as nossas soluções, aproveite para ler outros artigos no blog da Altipisos

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail