Blog

Papel do treinador em esportes de quadra


O apito do início do jogo não marca o começo ou o fim de uma competição esportiva. Para quem compete em esportes de quadra, e em outras modalidades no geral, a competição  começa muitas semanas e meses antes com os treinamentos e estudos regidos pelo maestro dos esportes: O Treinador!

Comandando desde um único atleta, até um batalhão de esportistas de várias categorias, o treinador é um exemplo de como com o devido incentivo é possível superar limites e, com muito esforço, alcançar objetivos coletivos e individuais no mundo das quadras.

Para demonstrar a importância dessa categoria, e comemorar o “Dia do Treinador” que é celebrado agora em fevereiro, a Altipisos separou este artigo para mostrar um pouco mais sobre a rotina desses famosos professores.  

O dia a dia do treinador 

Longe da pressão das quadras e dos olhos atentos, e muitas vezes furiosos, dos torcedores, os treinadores passam incontáveis horas planejando atividades e criando estratégias para conquistar bons resultados.

O treinador é um especialista na direção técnica e tática. Desenvolvendo o psicológico e físico dos esportistas jovens e adultos, muitos consideram eles como verdadeiros professores para toda a vida.

Além de analisar as variáveis do esporte dentro de quadra e desenhar muitas jogadas (em planilhas como as disponibilizadas aqui por nós), cabe ao treinador estabelecer jornadas de descanso, alimentação, concentração, treino e estudo. 

Para os esportes de quadra, como os que utilizam as estruturas montadas pela Altipisos, é comum vermos esses profissionais analisando o campo para conferir a qualidade das instalações, área de jogo e muito mais.

Estratégia, planejamento e atenção em todos os momentos. Ser treinador é isso!

Conhecendo cada atleta individualmente

O papel de um treinador pode ser mais reconhecido pela coletividade da gestão de vários atletas ao mesmo tempo, porém é no reconhecimento do individual que surgem os maiores desafios.

Cada atleta iniciante, ou profissional dos esportes de quadra, precisa de uma cobrança diferente. Os treinadores devem manter uma estreita interação com os atletas, trabalhando conforme as situações exijam e reconhecendo quando um comportamento é natural ou não.

É impossível extrair o máximo rendimento de seus atletas sem conhecer de perto suas habilidades, vantagens e desvantagens. Até mesmo conhecer o que cada um acha do tipo de campo, é importante. 

No futsal, por exemplo, reconhecer como jogador trabalha é fundamental para poder mudar sua posição em campo e, se necessário, reformular o treinamento para o novo papel desse esportista.


Motivação no esporte

Alguns pesquisadores dizem que bons treinadores são 50% de conhecimento do esporte e 50% de inspiração. 

A pressão do desempenho, do resultado e da vivência no esporte pode ser, por si só, o maior vilão dos jogadores. Para superar esses desafios e transformar a pressão em motivação, os treinadores devem trabalhar fortemente o psicológico em equipe e individualmente.

Para quem administra escolas e times, o desafio é encontrar um técnico capacitado e com quem seus jogadores e alunos consigam se relacionar bem. Que esteja disponível para escutar e que tenha as palavras certas na hora certa.

Alcançar objetivos requer confiança mútua e muita troca de informações. Quando se trata, principalmente, de crianças, essas trocas são ainda mais delicadas, exigindo conhecimentos pedagógicos para avançar no treino e conhecer os limites de cada um. 

Possuir um espaço completo para esportes de quadra é fundamental para o treinamento

Outros esportes

Não é só no futsal, ou futebol de salão, que os treinadores brilham quando se trata de esportes de quadra.  

No volêi, handebol e basquete, temos famosos nomes de treinadores brasileiros e mundiais que são fonte de inspiração e estudo.

Até mesmo nos esportes individuais, como o tênis, encontramos espaço para que estes professores e mestres brilhem com o reflexo do sucesso de seus pupilos. 

Valorize hoje e sempre o talento de todos os treinadores que lideram, com carinho e dedicação, times amadores e profissionais! 
Você é um treinador e gostaria de criar ou transformar uma área esportiva na sua escola ou centro de treinamento? Entre em contato e solicite um orçamento.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail