Blog

Mundial de Futsal Feminino – Um gol da Amandinha!


Você sabia que até o final do ano passado não existia oficialmente o Mundial de Futsal Feminino? Pois é. Porém, em dezembro de 2022, a FIFA anunciou a criação do Torneio de futsal dedicado às mulheres. Essa notícia era muito aguardada por todos os amantes do esporte, especialmente por ser um passo importante na valorização dessa modalidade e de todas as jogadoras.

E a Amandinha, a melhor jogadora de futsal do mundo e também a embaixadora da Altipisos, teve um papel importante nessa conquista para todas as seleções do mundo.

Por isso, hoje, vamos comentar um pouco mais sobre a criação do Mundial de Futsal Feminino e como uma ação realizada pela Amandinha e outras jogadoras foi fundamental para a oficialização do Torneio. Acompanhe a leitura!

O Brasil é hexacampeão mundial não-oficial

Até então a FIFA nunca havia organizado o Mundial de Futsal Feminino. Entretanto, as confederações nacionais reuniam-se anualmente para realizar o Torneio Mundial de Futsal Feminino. 

Esse evento não-oficial foi criado em 2010 e ocorreu até 2015. Nesse período, o Brasil trouxe seis vezes o troféu para casa, tornando-se invicto em todas as edições. 

Foi em 2015, na Guatemala, que aconteceu o último Torneio. As brasileiras ganharam da Rússia por 3 a 0 e cravaram o título de hexacampeãs. Assim, logo após o fim da competição, a FIFA anunciou a chancela do futsal feminino.

A competição que todas sonhavam

Em dezembro de 2022, a FIFA anunciou, finalmente, a criação do Mundial de Futsal Feminino. O responsável por essa notícia foi o presidente da entidade, Gianni Infantino, durante a coletiva de imprensa do lançamento do Mundial de Clubes de futebol.

A formalização da competição é uma forma de reconhecer a importância e o potencial do esporte entre as mulheres. O Mundial terá um papel fundamental, principalmente para o surgimento de novos nomes no cenário e para inspiração de meninas que desejam praticar futsal.

Porém, para a oficialização do campeonato foi necessário contar com a mobilização de diversas jogadoras e grandes nomes de seleções mundiais.

Campanha de Amandinha e diversas jogadoras

Devido ao descaso da FIFA em relação aos inúmeros pedidos de oficialização do Mundial, a Amandinha e outras estrelas do futsal feminino criaram uma campanha de reivindicação para a criação da Copa do Mundo de Futsal Feminino.

A partir do movimento, idealizaram a Associação de Jogadores e Jogadoras de Futebol de Salão (AJFSF), tendo Natalia Orive como presidente da entidade. 

Para aumentar o alcance do pedido, também lançaram um vídeo com Amandinha, Natalia Orive, Anita Luján, Janice da Silva, Nancy Loth, Fátima Villar, Chikage Kichibayashi, Ersilia D’Incecco, Julia Paz Dupy, Vika Kyslova e Zahra Lotfabadi.

Após um mês a essa divulgação, a FIFA oficializou a criação do Mundial. Para isso, foi necessário criar diversas ações e contar com a reunião das estrelas do futsal feminino. E, felizmente, deu tudo certo!

A criação do Mundial de Futsal Feminino pela FIFA dará mais visibilidade para as jogadoras e conseguirá difundir a modalidade em todo o mundo. Além disso, será uma oportunidade da FIFA promover a igualdade de gênero no esporte e incentivar ainda mais a participação feminina.

Nós, da Altipisos, ficamos muito felizes com essa notícia! É um sonho de todas as meninas da seleção brasileira, e sabemos que era um desejo muito grande da Amandinha. Parabéns a todas pelas conquistas!

E que venha a Copa do Mundo de Futsal Feminino com o título oficial! 🏆 🇧🇷

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail