Blog

Reformar a quadra ou construir uma nova?


Independente do que se opte por fazer — reformar ou construir um piso novo  —, o fato é que é essencial estar sempre com a sua quadra em ótimo estado. Afinal, somente uma quadra boa irá atrair os atletas e, ao mesmo tempo, agregar valor ao espaço compartilhando e ser um ambiente seguro para que eles pratiquem atividades sem correr o risco de sofrer lesões, por exemplo. Dito isso, o que você acha que é melhor? Reformar a quadra ou construir uma nova?

Neste texto, a Altipisos responde essa pergunta. Iremos te mostrar como é todo o processo de reformar a quadra, o processo de construir uma quadra nova e, por fim, responder qual é a melhor opção para o seu caso específico. Continue a leitura e tire essa dúvida!

Como é o processo de reformar a quadra?

Reformar a quadra é um processo que, dependendo do estado da quadra a ser reformada, pode ser bem longo, cheio de passos e complexo. Se os principais problemas estiverem, de alguma forma, relacionados aos equipamentos e acessórios da quadra, ou seja, as traves, as redes e as tabelas, basta que eles sejam trocados e pronto.

Por outro lado, muitas vezes o problema pode estar no revestimento. Às vezes, existe uma possibilidade de que o piso não esteja bem conservado, apresentando rachaduras, buracos e trincas que podem ser verdadeiramente perigosos. Nesses casos, reformar a quadra é um processo muito mais detalhista que o normal.

Se você quiser saber um pouco mais sobre o que é feito em uma reforma de quadras, nós temos um texto inteiramente dedicado ao assunto. Confira-o aqui.

Como é o processo de construir uma quadra nova?

Construir uma quadra nova, diferentemente de reformar a quadra, é um processo complexo e longo sempre. Afinal, é preciso fazer tudo. Muitas vezes, algumas quadras são tão velhas e mal cuidadas que construir uma quadra nova é uma solução mais interessante.

Aqui, é preciso elaborar um projeto detalhado que inclua todos os aspectos da construção. Depois disso, o piso em sua totalidade é instalado e, se necessário — dependendo do tipo escolhido —, pintado. Os componentes que citamos anteriormente são instalados depois e, por fim, detalhes de acabamento também são feitos.

Apesar de toda essa complexidade, nos casos em que somente construir uma quadra nova deixará ela ideal para o uso novamente, essa é a escolha recomendada.

Devo reformar a quadra ou construir uma nova?

Depois de já saber como é o processo de reformar a quadra e também o de construir uma nova, você já pode avaliar qual é a melhor opção para o seu caso específico. Basicamente, podemos afirmar que tudo depende do estado atual da quadra.

Para os locais que já possuem uma quadra esportiva, mas que está em péssimo estado, um processo de reforma simples pode não ser suficiente. Em alguns casos, como já citamos, é preciso construir novamente praticamente tudo, ao ponto em que literalmente construir uma quadra nova é a alternativa certa

Contudo, existem outras situações — que, na verdade, são a maioria —, em que o estado da quadra não é completamente deteriorada. Nesses casos, uma reforma convencional dá conta de deixar o espaço aceitável para que as pessoas consigam usá-la sem correr nenhum tipo de risco.

Para saber se é melhor reformar a quadra ou construir uma nova, basta olhar para o espaço que você tem e fazer sua escolha. Além disso, empresas especializadas no assunto podem fazer uma avaliação e mostrar o que vale mais a pena para você.

A Altipisos é uma dessas empresas. Nós trabalhamos com o desenvolvimento completo de projetos de engenharia esportiva, desde a idealização até a prática. Nós somos capacitados para deixar sua quadra novinha e pronta para ser utilizada. Trabalhamos com projetos personalizados para cada obra, alinhando sempre o custo-benefício.

Entre em contato conosco e veja o que podemos fazer por você hoje mesmo!

E caso tenha gostado do texto, não deixe de seguir a Altipisos no Facebook e no Instagram para receber mais!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail