A prática de esportes no frio são para os atletas que mesmo com as baixas temperaturas, não largam mão dos exercícios físicos. Durante o outono e inverno as quadras de esportes são menos visitadas, justamente pelo frio impedir as pessoas de sair de casa.
Para manter o ritmo em todas as estações é preciso de certos cuidados, já que com o frio, o nosso corpo tende a mudar. No texto a seguir, você irá conhecer algumas dicas para manter a prática de esportes no frio. Confira!
Prática de esportes no frio: confira as melhores dicas!
1. O aquecimento é essencial!
O aquecimento é essencial para praticar esportes em qualquer estação do ano, mas no tempo frio, se torna mais essencial do que nunca. O aquecimento serve justamente para aquecer o nosso corpo. Já que no inverno e outono ele está mais frio, o tempo reservado para essa prática precisa ser maior.
Portanto, procure aumentar o tempo para o aquecimento. Se você costumava aquecer por 10 minutos, dobre o tempo para 20 minutos.
2. Vista-se adequadamente
No calor, quando se trata de praticar esportes, quanto menos roupa melhor! Afinal, com o suor e a necessidade de se movimentar, as roupas são um empecilho para os atletas. Porém, com o tempo frio é preciso tirar o casaco do guarda-roupa.
Aqui, o importante é escolher roupas que ao mesmo tempo que te aquecem, permitam a sua movimentação completa. À medida que seu corpo estiver aquecido é permitido tirar algumas peças.
Além disso, alguns equipamentos se tornam necessários nessa época, como as luvas e os gorros. Eles aquecem e protegem de possíveis dores, que no frio são mais intensas.
3. Alongue-se
Tão importante quanto o aquecimento, alongar o corpo garante que seus músculos e articulações tenham mais elasticidade. Com os alongamentos o risco de entorse e lesão muscular, que são mais comuns com as baixas temperaturas.
E assim como o aquecimento, ele ajuda a regular a temperatura corporal e relaxa os músculos, que com o frio costumam estar mais rígidos.
4. Prefira se exercitar em locais fechados
Se o seu esporte favorito permite a sua prática em locais fechados, prefira essa opção. Durante o outono e inverno, dependendo da hora que você costuma se exercitar, o frio é intenso.
Prefira atividades que possam ser realizadas em locais fechados ou adapte a sua favorita. Mas, se você é o tipo de pessoa que gosta de acordar cedo para correr, por exemplo, busque horários onde a temperatura está mais alta.
5. Não ultrapasse os seus limites
Com o frio, o nosso corpo demora mais para dar os sinais de cansaço, por isso, a sensação de que podemos mais do que o normal é comum. Um dos sinais que demoram a surgir é o suor, justamente pela temperatura baixa, e com isso, temos a tendência de continuar mais do que deveríamos.
Portanto, pegue leve durante a prática de esportes no frio! Não se esforce mais do que o normal, buscando até mesmo praticar menos do que você está acostumado.
Gostou das nossas dicas para a prática de esportes no frio? O tempo gelado não é desculpa para ficar parado! Nos siga em nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para receber mais dicas como essa.