Blog

Tipos de pisos esportivos: veja as diferenças


Para que uma quadra tenha a maior qualidade possível e, consequentemente, ofereça as condições adequadas para os atletas que a utilizam, todos os aspectos e componentes dela devem ser levados em consideração. Dentre eles, podemos citar o revestimento, ou seja, o piso. Você já deve ter reparado que existem diferentes tipos de pisos esportivos, certo?

Em algumas quadras, especialmente de condomínios, é muito comum observar a utilização do piso de concreto. Já em ginásios cobertos, o piso de madeira normalmente é o que pode ser visto mais vezes. Quadras de futebol society na maioria das vezes apostam nas gramas sintéticas. Fica claro que cada um dos tipos de pisos esportivos tem suas as características que os tornam melhores para situações diferentes.

Mas você já se perguntou quais são as diferenças entre os tipos de pisos esportivos? Neste texto que a Altipisos preparou, nós te explicamos! Na sequência, nós explicamos um pouco mais a respeito do piso de madeira, do piso de concreto, da grama sintética e, é claro, do piso modular também.

Boa leitura!

Quais são os tipos de pisos esportivos?

Piso de madeira

Começamos com o piso de madeira que, como já citamos, é o tipo que está mais presente em ginásios cobertos. Isso acontece por um motivo específico: ainda que a madeira seja um material interessante para os ambientes internos, ela sofre muito com desgastes quando é instalada do lado de fora — o que acaba reduzindo a vida útil da quadra.

Sua principal vantagem é, além de ter bastante beleza estética, o alto amortecimento, o que traz conforto para os atletas. As desvantagens, por outro lado, são o custo mais elevado e a possibilidade de se deteriorar, soltando placas e potencialmente machucando quem estiver utilizando-a.

Piso de concreto

Enquanto o piso de madeira é o mais encontrado nos locais cobertos, o piso de concreto é o mais comum de forma geral. A maioria das quadras de condomínios, praças e até mesmo de algumas escolas é feita com o piso de concreto. Ele é tão presente assim por um motivo bem simples: sua instalação é econômica e muito fácil.

Porém, isso não quer dizer que ele não possa ter alta qualidade. Quando a superfície passa por um tratamento, uma impermeabilização é feita nas camadas inferiores e os materiais usados são bons, a quadra pode ter um resultado bem satisfatório.

Grama sintética

A grama sintética, por sua vez, é o único dos tipos de pisos esportivos utilizados quase que exclusivamente para a prática do futebol. Isso porque ela é versátil, segura, higiênica, tem a instalação muito rápida e uma baixíssima taxa de manutenção. E estas são as vantagens só para quem instala.

Para quem joga, há ainda o benefício da maior velocidade da bola, deixando os jogos mais ágeis. Quando o material é de qualidade, há um sistema de drenagem que diminui as poças consideravelmente em dias de chuva.

Piso modular

Por fim, o último dos tipos de pisos esportivos que nós trouxemos é o piso modular. Pode-se dizer que ele é o único que traz as vantagens de todos os anteriores em um único material. Os pisos modulares têm, ao mesmo tempo, um amortecimento ainda melhor que o do piso de madeira, uma instalação mais fácil que o piso de concreto e uma drenagem nos mesmos padrões da grama sintética.

Além disso, ele ainda tem outras características como a resistência, o conforto e segurança. A Altipisos tem todo um texto falando sobre as 8 principais vantagens do piso modular, que você pode ver aqui mesmo em nosso blog!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail