Blog

Quais as desvantagens de um piso esportivo não permeável ao ar livre


Sua quadra fica ao ar livre? O local estará exposto às intempéries? Se a resposta for sim, você deve estar atento a qual piso esportivo instalar no local. A qualidade e segurança do ambiente são essenciais para se ter um bom aproveitamento do espaço.

Ambientes esportivos que ficam ao ar livre,  como os que encontramos em praças e condomínios, precisam ter estrutura para suportar possíveis chuvas e alagamentos. Em quadras esportivas, revestimentos permeáveis são aqueles que são drenantes, ou seja, são porosos, permitindo que a água flua até alcançar o solo.

Esta drenagem permite, por exemplo, que águas da chuva não se acumulem nas quadras. Se o local for bem conservado, menos gastos com manutenção serão necessários e maior vai ser a durabilidade do ambiente. Pisos não permeáveis não possuem essa vantagem, exigindo uma estrutura com cobertura para não estar exposto a temporais.

Para saber todas as desvantagens de um piso esportivo não permeável e evitar essa opção em espaços abertos, continue a leitura!

Desvantagens do piso esportivo não permeável 

Os revestimentos permeáveis, que são os pisos modular outdoor, apresentam diversos buraquinhos no qual escoa a água. Essas “aberturas” não prejudicam o seu funcionamento, apenas evitam as poças d’água que atrapalham o uso da quadra. Confira todas as desvantagens de não aderir a essa opção em ambientes descobertos:

Acumula água

O acúmulo de água é o principal problema em um piso esportivo não permeável localizado a céu aberto. Como citamos algumas vezes no blog, o ideal para esses casos são os modelos permeáveis, eles possuem altíssima capacidade de escoamento de água. 

Se o local não tiver nenhum tipo de cobertura, sem essa permeabilidade você terá transtornos toda vez que chover.

O piso esportivo pode se deteriorar

O fato dos revestimentos sem permeabilidade reterem grandes quantidades de água, contribui para a degradação acelerada do material e proliferação de bactérias — que pode apresentar um risco considerável para a saúde de quem frequenta o espaço.

O acúmulo de água contribui para a degradação acelerada do material.

Menos resistência

Com as poças d’água que podem se acumular a cada chuva, o piso terá a sua resistência prejudicada, precisando passar por manutenções frequentes, o que gera mais gastos e necessidades de interdição do local.

Menos segurança

Com os alagamentos, a quadra se torna perigosa para seus frequentadores. Além disso, o piso perde a sua função antiderrapante, aumentando o risco de quedas e acidentes.

Piso modular outdoor

Os revestimentos modulares são fabricados com polipropileno e sendo muito usados em quadras esportivas, áreas de lazer, piscinas, stands e playgrounds. Existem dois modelos, o piso indoor, para locais cobertos e outdoor, já mencionado aqui.

Sendo assim, para regiões chuvosas ou locais onde não há muitas áreas de  permeabilidade do revestimento, escolha o piso modular outdoor.

Além da permeabilidade, o revestimento deve ser feito com material de qualidade. Além disso, a quadra deve ser completa, com a pintura correta e os equipamentos adequados. Escolha uma empresa qualificada para executar o projeto.

Na Altipisos você encontra o piso ideal para a sua necessidade. Nossa instalação é rápida, em até 48 horas, sem sujeiras e grandes transtornos. Garanta a sua quadra com segurança e qualidade. Conheça nossos produtos, entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail