Blog

Identificando problemas na quadra poliesportiva


Quadras são espaços que podem servir tanto como diversão quanto aprendizado para as pessoas que as frequentam. Porém, é preciso que elas também sejam seguras, evitando os comuns problemas na quadra poliesportiva.

Neste texto que a Altipisos preparou para você hoje, nós falamos sobre os principais destes problemas e mostramos como você pode identificá-los e solucioná-los. Continue a leitura e veja como!

PRINCIPAIS PROBLEMAS NA QUADRA POLIESPORTIVA

1. Resistência

Uma considerável parcela das quadras poliesportivas, especialmente as feitas em praças e em condomínios, está localizada em áreas externas. Isso faz com que elas estejam sempre expostas às condições do clima, seja os raios solares ou as águas da chuva. Isso sem falar ainda na poluição.

Portanto, é essencial que ela seja resistente. Caso uma quadra apresente algum problema relacionado à sua resistência, é possível que ela precise passar por manutenções com mais frequência, aumentando o investimento necessário para mantê-la.

2. Nivelamento e drenagem

Por estarem instaladas em ambientes externos, como já citamos, as quadras poliesportivas constantemente sofrem com a ação da chuva. Nos dias em que ela é muito forte, existe um risco de acúmulo de água caso o nivelamento não tenha sido feito corretamente, o que é muito perigoso para as pessoas que a utilizam, já que elas podem escorregar e cair.

A drenagem também é um fator que pode fazer a diferença em dias de chuva forte. Alguns materiais possuem poder de drenagem maior que outros, e é fundamental que o material de revestimento escolhido seja o melhor nesse quesito para também ajudar a evitar o acúmulo de água.

3. Alto impacto

O último exemplo de problema que trouxemos é a baixa absorção do impacto. Caso o piso da quadra não seja capaz de absorver muito bem o impacto, a absorção é feita totalmente pelas pernas da pessoa, especialmente pelos joelhos. Isso, além de causar desconfortos e dores, pode ser prejudicial à saúde e causar problemas maiores no futuro.

Quando o assunto são as quadras poliesportivas dos condomínios e escolas, o problema é ainda maior. Por serem frequentadas por crianças, a baixa absorção de impacto do piso e, consequentemente, o alto impacto nas pernas pode atrapalhar o crescimento das crianças e o desenvolvimento dos seus corpos.

COMO IDENTIFICÁ-LOS E SOLUCIONÁ-LOS

Tanto a resistência quanto o nivelamento e a drenagem são problemas identificáveis através de uma simples avaliação visual. Caso a quadra apresente algum buraco ou imperfeição no seu piso, sua resistência não é das melhores. Da mesma maneira, o acúmulo excessivo de água pode ser facilmente visto em dias de pouca chuva, indicando nivelamento e drenagem de qualidade não muito boa.

A baixa absorção do impacto, por sua vez, pode ser identificada através das reclamações das pessoas, que sentirão os efeitos do piso.

Qualquer que seja o problema, existe uma solução: aderir ao piso modular. Sendo solução para todos estes problemas simultaneamente, o piso modular é um revestimento feito com propileno, com alta resistência ao impacto e altamente permeável.

A Altipisos trabalha com a instalação de pisos modulares, acabando com problemas na quadra poliesportiva, em todos os estados do Brasil. Se você quer evitar estas situações, entre em contato conosco e conte com um piso modular você também!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail