Blog

Entenda a importância do piso industrial


Existem diversos tipos de revestimentos, sendo que cada um deles possui aplicações mais específicas de acordo com suas principais características. Por aqui na Altipisos, nós sempre trazemos como exemplo o piso modular — altamente recomendado para quadras e outros espaços. Hoje, porém, nós falamos sobre um outro tipo de piso: o piso industrial.

Como o próprio nome sugere, ele é mais comumente encontrado em ambientes industriais, possuindo atributos que o fazem se adaptar melhor que qualquer outro piso nestes locais. Na sequência deste texto, a Altipisos explica o que é um piso industrial e ainda mostra a importância de um piso industrial de alta qualidade.

Continue a leitura e confira!

O que é piso industrial

Pisos industriais são revestimentos que, como o nome sugere e como já citamos, tem o uso recomendado nos ambientes de indústrias. Alguns dos locais mais comuns em que podem ser encontrados, além das indústrias no geral e graças à resistência a cargas pesadas, são em galpões dos mais diversos (depósitos, montadoras, pátios de manobras e oficinas de máquinas pesadas).

Aquilo que chamamos de “pintura brilhante para piso industrial” é algo que também pode ser chamado de RAD — Revestimento de Alto Desempenho. Existem diversos tipos de RADs: sendo o revestimento PU, o revestimento epóxi, o revestimento uretano, o revestimento autonivelante e, por fim, o revestimento cimentício.

Mesmo sendo chamado de piso industrial, as indústrias não são os únicos locais que recebem este tipo de revestimento se quiserem apostar em um piso de alta qualidade. Certos locais que também podem se beneficiar do RAD são quadras esportivas, garagens de condomínios e estacionamentos no geral.

Como citamos acima, são algumas as opções de revestimento para pisos industriais no mercado, mas o mais comum é o revestimento com pintura epóxi. Este é um revestimento aplicado sobre a base de concreto.

O piso industrial com pintura epóxi pode ser facilmente identificado por sua característica estética mais presente: ele, além de quase sempre ser de uma cor sólida e neutra, é muito brilhante, de fácil manutenção e, o melhor, impede que carros e caminhões danifiquem o piso. 

A importância de um piso industrial de alta qualidade

Você já parou para pensar por que ambientes industriais precisam ter um piso específico só para eles? O fato de que pisos industriais existem, por si só, já mostra o quão importante é que o revestimento de galpões e outros locais similares seja de alta qualidade. Mas você sabe por quê? Podemos resumir a razão com uma palavra: resistência.

Galpões industriais, independente da atividade que exercem, são locais que recebem uma carga enorme diariamente. Para aguentar tanto peso sem que o piso rache ou apresente qualquer outro defeito, ele deve ser altamente resistente — e é exatamente por isso que o piso industrial é a melhor opção.

Ele tem, ao mesmo tempo, resistências mecânica, química e térmica. Isso significa que ele está preparado para receber e aguentar diferentes tipos de situações sem sofrer com isso. Não é sem motivo que este é o piso escolhido para tal aplicação; indústrias necessitam de alta resistência e o piso industrial, especialmente o com pintura epóxi, oferece a resistência necessária.

E você, já conhecia o piso industrial? Sabia por que ele é tão importante? Como já citamos, nós trabalhamos com o revestimento epóxi para pisos industriais, entregando o melhor piso que um local como este pode pedir. Entre em contato conosco agora mesmo e conheça as nossas soluções de engenharia industrial!

Se gostou do texto e quer receber mais, siga a Altipisos no Facebook e no Instagram!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail