Blog

Grama sintética ou piso modular: qual é o ideal para playgrounds?


Seja você síndico, gerente de clubes esportivos ou de parques de diversão, se já pensou em realizar a instalação ou reforma de um playground em uma das áreas do seu negócio ou condomínio, uma pergunta já deve ter lhe passado pela cabeça: grama sintética ou piso modular?

Ainda que ambas as opções sejam ideais para áreas de lazer externas, cada um desses tipos de piso possui uma ampla gama de características que os destacam em determinadas circunstâncias, atividades e contextos. 

Mas afinal, qual deles é ideal para playground?

Foi pensando em auxiliar o público leitor em realizar uma compra consciente que nós, da Altipisos, elaboramos o texto abaixo, explorando as principais características e benefícios que a grama sintética ou piso modular pode oferecer para o divertimento dos pequenos.

Boa leitura!

Piso modular

O piso modular é um tipo de piso com um aspecto emborrachado, em função do polipropileno virgem que é usado em sua composição. Além de conferir o aspecto mencionado, o polipropileno concede diversas características benéficas para os atletas que praticam esportes em quadras de piso modular, em especial jogadores de futsal, handebol e vôlei.

Dentre essas características, temos uma maior absorção de impacto de ações realizadas em jogos e brincadeiras, evitando que qualquer usuário do espaço sofra acidentes graves em função de quedas, atritos de movimentos, etc.

Apesar de ser uma escolha popular para quadras fechadas, o piso modular também se destaca em ambientes externos, já que apresenta um fator de impermeabilidade considerável, não retendo a água das chuvas e efetivamente tendo uma vida útil estendida e menor demanda por trocas, reformas e manutenções — haja visto que sua vida útil é em torno de 20 anos.

Grama sintética

Uma das escolhas mais populares para campos de futebol e voleibol, ou ainda para propósitos de decoração e instalação em quadras internas, a grama sintética serve como substituta para a grama natural, oferecendo uma resistência e custo-benefício muito maior do que a grama natural.

Mais especificamente, a grama sintética é muito mais versátil para o tipo de uso planejado. Ou seja, em caso de instalação em quadras cobertas, existem modelos de materiais e comprimentos distintos, atendendo uma maior variedade de necessidades e requisitos do comprador, incluindo uma rápida instalação.

Ainda no custo-benefício do produto, a grama sintética entrega uma maior resistência aos elementos, principalmente em casos de chuvas, que normalmente causam desfigurações expressivas nos solos de grama natural. Assim, a grama sintética é uma excelente escolha para instalação em quadras externas.

De forma geral, a alta resistência em relação à grama natural fazem  que a grama sintética seja uma ótima opção, oferecendo uma experiência um tanto quanto melhor que a tida com a grama natural, sem nenhum de seus contratempos.

Qual o melhor para playgrounds: grama sintética ou piso modular?

Mas a dúvida inicial ainda persiste: grama sintética ou piso modular? Ainda que as considerações feitas acima apontem para mais similaridades técnicas do que diferenças, existem alguns detalhes que tornam o piso modular uma opção mais interessante para parquinhos, além de também serem opção para quadras esportivas.

A primeira é a questão da segurança. Enquanto a grama sintética pode oferecer um desenvolvimento tátil das crianças em sua fase de desenvolvimento, o piso modular, como já mencionado, reduz impactos de quedas e apresenta baixa toxicidade, ideal para os pequenos que são acometidos por alergias de toque.

Já sob uma perspectiva orçamentária, o piso modular tem uma vida útil muito maior do que a grama sintética (cerca de 15 anos, enquanto a grama dura por volta de 10 anos), mesmo sendo exposto a condições idênticas a ela, fato esse que é muito sinérgico com o baixo custo de aquisição e manutenção do piso modular — tanto para reparos de danos quanto de limpeza.

Esperamos que tenhamos sanado suas dúvidas e oferecido o conhecimento necessário para optar pela grama sintética ou piso modular. Para tanto, te convidamos a visitar o site da Altipisos e conhecer nossa vasta linha de produtos e realizar um orçamento hoje mesmo!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail