Blog

Qual é o material usado na fabricação do piso modular?


A fabricação do piso modular é o que garante o piso perfeito! O piso modular é de rápida instalação, vida útil prolongada, não absorve calor, não tem cheiro ou detritos na obra. Com todas essas vantagens, dá vontade de saber por que esse piso é o ideal. E não somente para quadras, mas academias e áreas de lazer. 

O segredo do piso modular é o material de ótima qualidade e alta tecnologia empregada no processo de fabricação e controle de qualidade. Conheça mais sobre o material usado na fabricação do piso modular no texto a seguir!

Polipropileno: o material usado na fabricação do piso modular

O que é o polipropileno?

Também conhecido como PP, o polipropileno é um polímero termoplástico. Para te ajudar a entender melhor, vamos explicar esses conceitos.

Um polímero termoplástico é um plástico que, quando exposto a uma certa temperatura, se modifica. Quando frio, o polímero termoplástico se endurece. Quando quente, se torna líquido. Essa mudança de temperatura possibilita que o plástico se molde de diversas formas, atendendo várias necessidades.

Aditivos

O piso modular é formado por uma composição de polipropileno e aditivos que o torna muito resistente. São os aditivos que garantem o seu uso para diversas finalidades. Praticamente todos os polímeros que são utilizados para a fabricação de produtos têm em suas composições um aditivo para melhorar seu desempenho. Dentre os aditivo no mercado, o piso modular necessita:

  • O aditivo antioxidante garante que o piso não perca a vida útil. Esse aditivo contribui para que a coloração continue viva, mantendo a característica do material. 
  • O aditivo anti estático permite a tranquilidade dos usuários, pois não descarrega a energia  no usuário o que geraria desconforto caso falte este aditivo.
  • O aditivo anti UV , que aumenta a resistência à ação dos raios UV.
  • O Aditivo antifúngico é adicionado no piso para garantir qualidade e tempo de uso.
  • O aditivo de absorção de impacto, que aumenta a flexibilidade e a capacidade de absorção de impacto do material
  • O Aditivo anti-chama que tem como função a inibição ou eliminação da propagação de fogo no material.

A variedade de aditivos é gigante, e tudo depende da sua utilidade. Conhecendo alguns dos principais aditivos dá pra perceber por que essa substância é tão importante.

Características 

O polipropileno é dividido em duas categorias: o PP copolímero e o PP homopolímero. A principal diferença é que o copolímero é resultado da polimerização de dois ou mais monômeros e o homopolímero somente de um. 

Muitos termos complicados, não é mesmo? Vamos te explicar melhor. Como já sabemos, o polipropileno é um polímero. Os monômeros são pequenas moléculas que, quando se unem, formam uma molécula maior, que é o polímero. 

O material que é utilizado na polimerização do polipropileno é normalmente o copolímero. Esse material melhora a resistência química do polímero e a sua resistência ao impacto. 

Algumas outras características do polipropileno são, fácil moldagem, baixa condutividade elétrica e alta leveza. E, apesar de todo o processo químico por trás dele, ele é um material atóxico.

Além disso, o polipropileno é um material totalmente reciclável! Caso o cliente queira fazer o descarte após anos em uso, esse material pode ser  derretido e moldado para outra finalidade, ajudando na sustentabilidade.

Quais são as aplicações do polipropileno?

O polipropileno não é utilizado somente na fabricação do piso modular. Esse material pode ser encontrado em produtos que utilizamos diariamente. Entre eles então os eletrodomésticos, copos e potes plásticos, brinquedos e embalagens de alimentos.

O polipropileno é, acima de tudo, um plástico; e o plástico é um dos materiais mais usados no mundo. Por esse motivo, é normal encontrar o material usado na fabricação do piso modular em outros produtos.


Agora que você conhece o material utilizado na fabricação do piso modular, sabe por que esse piso tem tantas vantagens. Para conhecer mais sobre o piso modular, acesse nosso site e confira!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail