Blog

Dicas para evitar acidentes em quadras de condomínios


Devido ao seus diversos benefícios, como a valorização do local, as quadras são essenciais em condomínios. Mas, por ser um local utilizado frequentemente, alguns cuidados são necessários para evitar acidentes em quadras de condomínios. 

Acidentes em geral são comuns em quadras de esportes, afinal, com toda a correria e movimento que muitos esportes exigem, é inevitável que quedas aconteçam. Porém em alguns casos os acidentes são evitáveis, sendo assim, responsabilidade do condomínio. 

Para evitar quaisquer acidentes em quadras de condomínios, a Altipisos preparou esse texto com as principais dicas. Confira a seguir!

Saiba como evitar acidentes em quadras de condomínios

1. Vistorias de rotina

Como síndico, um hábito comum pode fazer toda a diferença para evitar acidentes em quadras de condomínios é realizar vistorias de rotina. Calma! Não é preciso contratar um especialista para todos os dias ir até o condomínio! Você mesmo pode fazer isso, de forma simples e rápida.

Determine os dias da semana para dar uma olhada geral na quadra, e garantir que tudo esteja nos conformes. Para isso, é preciso procurar por irregularidades, principalmente no piso da quadra. É preciso ficar atento a qualquer sinal de rachadura, já que em pouco tempo ela pode ficar ainda maior, dificultando (e encarecendo) o seu conserto.

Mas além do piso, é preciso ficar atento aos equipamentos esportivos, como as traves e tabelas. Qualquer mínima instabilidade deve ser levada em consideração, já que são dois equipamentos que são utilizados frequentemente.

Essas pequenas vistorias servem para evitar problemas maiores. Não estar a par de como a quadra está é um dos principais problemas em condomínios, que em muitos casos, deixam a quadra abandonada. 

2. Manutenções

Essa dica é um complemento da dica anterior: com as irregularidades encontradas nas vistorias, chegou a hora da manutenção. Aqui, a nossa principal recomendação é não economizar! A troca do piso ou de equipamentos necessita de um bom investimento, caso contrário, a sua qualidade pode ser comprometida.

A falta de manutenção é a principal causa de acidentes envolvendo quadras, e quando falamos de quadras de condomínios, esse problema se agrava ainda mais. Se um condômino sofrer qualquer lesão na quadra do condomínio pela falta de manutenção, a  responsabilidade é do próprio condomínio. 

Portanto, não abra mão de consertar o que precisa ser consertado! Mas, em alguns casos, apenas uma manutenção pode não ser a solução, mas sim a troca completa do piso ou equipamento.

3. Regras de uso

Todo condomínio deve ter regras de uso! Quem é síndico já sabe muito bem disso, afinal, é um lugar de uso comum. Regras de horários de uso, por exemplo, é apenas o mínimo que toda quadra de condomínio deve ter.

Para manter o bom estado de conservação e consequentemente evitar acidentes em quadras de condomínios, regras mais específicas devem ser impostas. Mas, é claro, as regras devem ser feitas com a colaboração dos condôminos.

4. Piso

O piso é a parte mais importante de uma quadra e a sua escolha é essencial para evitar acidentes em quadras de condomínios. O piso ideal para quadra deve ter uma série de características, sendo a principal delas a textura antiderrapante. 

Um piso antiderrapante, além de evitar quedas, garante que o esporte seja praticado com muito mais eficiência.

Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis (e colocadas em prática!). A Altipisos oferece o melhor da tecnologia esportiva para sua quadra com o piso modular. Para conhecer mais detalhes sobre o piso, é só acessar o nosso site

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail