Blog

Entenda a relação entre os esportes inclusivos e o piso modular


Você também pode ouvir este post através do player acima!

Um dos principais desafios enfrentados pelos amantes de esportes e pelos atletas com algum tipo ou grau de deficiência, seja ela motora ou neurológica, é a dificuldade de encontrar quadras de esportes com estruturas preparadas para acomodar suas necessidades e particularidades.

E para muitas pessoas, ainda não está clara a relação entre esportes inclusivos e o piso modular, um dos principais aliados de esportistas e atletas paralímpicos, por exemplo. É claro que o piso modular não é capaz de acomodar todas as necessidades de todas as pessoas, mas é sem dúvida um dos componentes mais versáteis para se ter em uma quadra inclusiva.

E foi pensando em elucidar a dinâmica que existe entre os esportes inclusivos e o piso modular que nós, da Altipisos, elaboramos o texto abaixo, ressaltando os principais benefícios que acompanham a instalação de um piso modular na sua quadra de esportes, seja ela condominial ou de clube esportivo.

Boa leitura!

Piso modular: o que é?

O piso modular é fabricado a base de polipropileno virgem, um termoplástico extremamente versátil tanto em sua manufatura quanto em suas aplicações. É um material que pode ser muito facilmente reutilizado em outras áreas de lazer, caso haja necessidade de mudança ou reforma

Esse material confere ao piso modular uma resistência expressiva contra raios UV (muito útil para quadras em locais abertos), umidade e contra impactos. Também é 100% reciclável após a sua vida útil, que tende a chegar até 20 anos de uso.

O piso modular também reduz significativamente o impacto articular dos atletas, devido ao seu sistema de amortecimento singular e alta aderência

Esta característica é interessantíssima no caso de esportistas cadeirantes, já que a derrapagem em pisos modulares é praticamente impossível de ocorrer e o amortecimento favorece uma recuperação gradual e menor esforço.

Esportes inclusivos e o piso modular: como se completam?

Engana-se quem pensa que atividades esportivas estimulam apenas os aspectos físicos do corpo e nada mais. 

De fato, as atividades esportivas tem um expressivo impacto emocional e cognitivo em nossos corpos, estimulando a produção de hormônios como serotonina e dopamina — responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar —,  ao mesmo passo que auxiliam o esportista a desenvolver um foco maior em suas atividades.

Todos estes aspectos são vitais para qualquer pessoa, mas aquelas que são portadoras de deficiência se beneficiam muito mais deles, uma vez que passam a ter uma autoestima muito maior acerca de si mesmas, já que não se deixam limitar pelos rótulos capacitistas impostos sobre elas.

Não ousamos aqui generalizar as múltiplas experiências de pessoas com tipos e graus de deficiência distintos, mas gostaríamos de elucidar a seguir alguns dos principais benefícios inclusivos que o piso modular pode oferecer ao mais amplo público de portadores de deficiência.

Nesse sentido, pessoas com grau de daltonismo, por exemplo, são capazes de tirar grande proveito da variedade de cores e possibilidade de troca de painéis modulares, facilitando sua orientação em meio a um jogo de futsal ou de basquete, que exigem uma atenção grande às linhas de marcação.

Outro benefício é direcionado a pessoas neuroatípicas, que dependendo de sua condição, precisam de estímulos para manterem suas atividades cognitivas ativas e auxiliar em seu desenvolvimento, aspecto que é mais direcionado para crianças e adolescentes.

E claro, a relação entre os esportes inclusivos e o piso modular não estaria completa sem a menção do fator social que está em jogo nas quadras, já que a prática esportiva é uma das principais formas de estimular a integração e equidade entre as pessoas, algo que é facilmente observado tanto em partidas de grandes campeonatos quanto em jogos de crianças.

Ficou mais clara a relação entre os esportes inclusivos e o piso modular? Está a procura de instalar esse tipo de piso em seu condomínio? Então não deixe de acessar o site da Altipisos e conferir a nossa linha de produtos! E em caso de qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato conosco!

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail