Blog

Conheça as melhores opções de piso para hóquei


O hóquei é um esporte do qual os jogadores carregam um taco, com o qual conduzem um disco ou bola em direção ao gol. Embora muito praticado no gelo, sobre patins, existem outras opções de piso para esse esporte, como o piso modular de prolipropileno, ou ainda  revestimento em grama, na modalidade em campo.

Quer saber quais são as melhores opções de piso para Hóquei? Acompanhe esse artigo que, nós, da Altipisos, preparamos sobre o assunto. Continue a leitura!

Como é o hóquei? 

Como mencionamos, os jogadores, com um taco, conduzem um disco ou bola em direção ao gol. Existem dois tipos principais de hóquei: o hóquei no gelo ou quadra e o hóquei no campo.

Quando praticado no gelo ou quadra, os jogadores deslizam sobre patins. Cada time tem 6 jogadores, e o objetivo é levar o disco até o gol. O disco é preto, feito de borracha que pesa de 156 a 170 gramas e mede 2,5 centímetros de espessura por 7,6 centímetros de diâmetro.

Para levar o disco utiliza-se um taco em forma de L, com o segurador e a lâmina (feitos de madeira). Cada partida tem 3 tempos de 20 minutos.

Já na modalidade em campo, o esporte é  praticado por dois times de 11 jogadores. Uma partida é dividida em dois tempos de 35 minutos, com intervalo de 10 minutos entre elas. A bola utilizada é feita de plástico (PVC) e cortiça, pesa 170 gramas e tem 7 centímetros de diâmetro. 

Quais as opções de piso?

Como você já sabe, o esporte pode ser praticado no gelo ou quadra, ou em campo. Confira as principais opções de piso:

Pista de gelo 

No hóquei no gelo, como o próprio nome diz, a disputa acontece sobre uma pista congelada, com medidas de 60 metros por 30 metros, em quase todo o mundo. 

Os cantos da pista são arredondados, tornando os contornos desse campo bastante diferentes daqueles mais comuns nos esportes coletivos. Após um metro do contorno da pista, há um muro cuja função é impedir que o disco se distancie muito do local de jogo. 

Além disso, após esse muro é localizado um outro tipo de proteção, transparente, que limita o ambiente de jogo da presença da torcida.

Piso modular

O hóquei sobre patins pode ser praticado também em quadras esportivas, nesses casos, a melhor opção é o piso modular. Feito em prolipropileno, a flexibilidade do material assegura conforto e proteção ao atleta, além de durabilidade ao piso, e de todos os benefícios desse revestimento, como instalação em até 48 horas e fácil manutenção.

Esse é o piso utilizado pela Liga Americana de Hóquei. Ele permite que locais que não contam com pistas de gelo, possam entrar na disputa de competições internacionais, movimentando esporte e turismo em diferentes regiões.

Grama artificial

Essa é a opção para a modalidade praticada em campo, que deve ser de grama artificial. O campo oficial deve ter as seguintes medidas: 91,4 metros de comprimento por 55 metros de largura. As medidas das traves oficiais são: 2,14 metros de altura e 3,66 metros de largura.

Se você é praticante ou simplesmente simpatizante do Hóquei, agora já sabe que o revestimento modular é uma das opções de piso para o esporte. A modalidade, quando praticada com patins, não precisa, necessariamente, de uma pista de gelo.

Quer saber mais sobre o piso modular? Acesse nossa página. Confira também outros conteúdos como esse.

Fale com um especialista

Receba novidades em seu e-mail